Um dos maiores fenômenos do circuito mundial do tênis está garantido no Rio Open apresentado pela Claro. João Fonseca retorna pela quarta vez ao torneio em que fez a sua estreia profissional e é o segundo nome confirmado na 12ª edição do ATP 500 que acontece entre os dias 14 a 22 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Atual número 43 do mundo e número 1 do Brasil, Fonseca é destaque de sua geração e o mais jovem tenista dentro do top 100. Aos 18 anos, o carioca conquistou o seu primeiro título de ATP em Buenos Aires, no início deste ano, se tornando o mais jovem brasileiro a conquistar um título na Era Aberta da ATP e o sul-americano mais jovem desde Perez-Roldan em 1987. Outros títulos de Fonseca incluem o Next Gen ATP Finals, torneio que reúne os melhores tenistas sub-20 do mundo em Jeddah, e os challengers de Phoenix, Camberra e Lexington.
Disputando o seu segundo ano como profissional, e o primeiro nos torneios de elite da ATP, João disputou os quatro Grand Slams do ano e venceu partidas em todos: passou o qualifying no Australian Open e derrotou o número 9 do mundo Andrey Rublev na sua estreia na chave principal; fez terceira rodada em Roland Garros e Wimbledon; e segunda rodada no US Open.
João Fonseca se junta ao já confirmado Lorenzo Musetti, top 10 do mundo e medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de 2024, no Rio Open 2026. Mais confirmações no line-up de 2026 e informações de pré-venda e venda geral de ingressos serão dadas em breve nos canais oficiais do Rio Open.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
Sobre o Rio Open
O Rio Open 2026 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio da XP, Mubadala, Shell, BetNacional, Black Princess, Engie, Emirates e Zurich. Também com as empresas Rolex, KIA, Ademicon, Seara Gourmet, Herbissimo, EMS, Alubar, B3, Star+, Disney Cruise Line e, ainda com White Martins, Rede Dor, Tegra Incorporadora, IBMEC, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS, Sorvete Magnum, Copa Energia e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open e a Lider fornece o mobiliário para o Corcovado Club, Espaço Pedra da Gávea e para o Players Lounge.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
O Rio Open é uma promoção IMM com realização do ICT.