Mundial 2026 vai reinventar o streaming esportivo

FOTO: Freepik

A Copa do Mundo de 2026 deve não apenas bater recordes de audiência — estimada em mais de 5 bilhões de espectadores — como também se consolidar como um campo de testes crucial para a próxima geração de experiências OTT (Over-The-Top). Esse é o foco do painel “Copa 2026: O Laboratório do Futuro – Como a Próxima Geração de OTT Vai Revolucionar o Consumo Esportivo”, que acontece no dia 18 de agosto, às 14h20, na Sala 2 do SET EXPO – maior evento de tecnologia e negócios do setor de Mídia e Entretenimento da América Latina, entre os dias 18 e 21 de agosto, no Distrito Anhembi.

Com três países-sede (Canadá, Estados Unidos e México) e múltiplos fusos horários, a próxima edição da Copa será o cenário ideal para validar inovações que vão desde a transmissão em ultra baixa latência até o uso de realidade aumentada e inteligência artificial para transformar a forma como consumimos esportes ao vivo.

O debate será moderado por Diego Ramos, Diretor de Plataformas Digitais da Globo e Coordenador do Módulo Técnico do Fórum SBTVD. O painel contará com Eduardo Mune, Diretor de Vendas da TVU Networks para o Brasil e Cone Sul da América Latina, que trará insights sobre o futuro do VAR remoto baseado em nuvem, destacando os ganhos de precisão e a redução de custos operacionais. Já Marcos Santanna, Gerente de Produtos da Plataforma de Vídeo da Globo, abordará os avanços em streaming esportivo com baixa latência e 60fps, fundamentais para garantir sincronia e fluidez na experiência dos espectadores.

Além disso, o painel vai explorar temas como produção remota e distribuída, transmissões com conectividade híbrida (5G, fibra, satélite) e a crescente convergência entre o broadcast tradicional e as plataformas digitais, abrindo novas possibilidades de monetização, engajamento e interatividade — como segunda tela sincronizada e sobreposição de estatísticas em tempo real via realidade aumentada.

O painel faz parte da programação do Congresso SET EXPO, que acontece paralelamente à feira de exposições e é reconhecido por promover um ambiente de debate técnico e estratégico de alto nível. Entre os temas abordados estão TV 3.0, inteligência artificial no audiovisual, produção virtual, computação em nuvem, segurança cibernética, 5G e novas formas de consumo e monetização de conteúdo. Além do conteúdo técnico, o evento ainda promove discussões sobre desafios regulatórios, tendências de consumo e modelos de negócios que impactam o setor.

Já a feira SET EXPO reúne mais de 500 marcas expositoras que apresentam suas últimas inovações em produtos, serviços e soluções para o setor de mídia, entretenimento e broadcast. A visitação é gratuita para profissionais da área e o evento reúne desde fabricantes de equipamentos e integradores de sistemas a desenvolvedores de software e plataformas de streaming.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *