Para quem não sabe, hoje, dia 21 de dezembro, se comemora o Dia do Atleta. A data foi criada em 1961, pelo então presidente Jânio Quadros, como forma de homenagem aos desportistas brasileiros.
Você sabia?
O conceito de “atleta” surgiu há muitos séculos, na antiga Grécia e na Roma, e hoje tem um sentido muito mais amplo.
Para além das modalidades profissionais, a prática de atividades físicas passou a ser disseminada por governos globais como uma das principais aliadas da saúde e do bem-estar.
Conceito
A palavra “atleta” vem do grego e é relacionada a um praticante de esportes em geral, que possui força e resistência capazes de desempenhar determinada modalidade em alto nível.
Antigamente, atleta era a figura do representante de combate em jogos na Grécia e na Roma Antiga, e atualmente remete a esportistas profissionais.
Benefícios
O Dia do Atleta tem como objetivo homenagear figuras marcantes do esporte nacional, mas não para por aí.
A data é um importante elo entre a propagação de hábitos saudáveis para a população, por meio de campanhas nacionais de conscientização sobre os benefícios da atividade física.
Independentemente de idade, gênero ou capacidade física, o esporte é um recurso que pode ser utilizado por qualquer cidadão.
Praticar atividade física traz benefícios que vão muito além do físico – contribuindo, inclusive, para uma boa saúde mental.