Conhecida como a capital mundial do São João, Campina Grande, na Paraíba, vai se transformar na capital sul-americana do basquete durante três dias: de 21 a 23 de outubro.
A cidade paraibana receberá o Grupo D da Liga Sul-americana de Basquete, que conta com: Unifacisa (BRA), Jaguatiricas de Medellín (COL), São Paulo Soccer Club (BRA) e Athletic Club Olímpia (URU).
A liga é uma competição internacional de basquete masculino, disputada anualmente pelos principais clubes da América do Sul. A candidatura de Campina Grande para receber uma das etapas do campeonato foi feita em junho deste ano.
No Brasil, Campina Grande concorreu com as cidades de São Paulo e Bauru, que também lançaram candidaturas para receber o evento. A questão logística foi um dos pontos chaves para a escolha da cidade.
Basquete paraibano na NBB
A última temporada do Novo Basquete Brasil (NBB) foi histórica para o basquete paraibano. O Unifacisa fez a sua melhor campanha na competição até aqui, finalizando o campeonato na sexta posição, colocação que garantiu ao time de Campina Grande uma vaga inédita na Liga Sul-Americana de Basquete.