A um mês do início dos Jogos Pan-americanos Junior Assunção 2025 – a Cerimônia de Abertura está marcada para o dia 9 de agosto no Estádio Defensores del Chaco –, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) faz os últimos ajustes para garantir que os atletas brasileiros tenham todas as condições de conseguir uma performance de excelência em solo paraguaio.
Em Assunção, o Time Brasil terá aproximadamente 600 pessoas e contará com 380 jovens atletas entre 12 e 23 anos na competição de 39 modalidades. O principal objetivo do COB no evento é classificar o máximo possível de equipes e atletas para os Jogos Pan-americanos Lima 2027. O Pan Júnior vai oferecer 216 vagas diretas para os Jogos de Lima, que são da categoria adulto, em modalidades individuais e coletivas.
Para o presidente do COB, Marco La Porta, o Time Brasil está pronto para um bom desempenho. “Nossa estratégia para os Jogos Pan-americanos Junior representa o que pensamos para o esporte olímpico brasileiro. Sempre destacamos nossa preocupação com o desenvolvimento sustentável de nossas modalidades e talentos. Nosso trabalho maior passa exatamente por construir, junto a confederações e atletas profissionais, as melhores condições possíveis para que possamos proporcionar o surgimento de novos campeões”, afirma La Porta. “Já fui chefe de missão em um Pan Junior e sei da grandiosidade do evento”, destaca.