Teresina se transforma na capital brasileira do xadrez

FOTO: Divulgação

Começa nesta quarta-feira (30), em Teresina (PI), o Festival Nacional da Criança (FENAC 2025), considerada a maior competição de xadrez de categorias de base do Brasil. O evento, que segue até o dia 4 de maio, será realizado no Blue Tree Towers Rio Poty, em Ilhota, e vai reunir jovens talentos do xadrez de todo o país.

É a primeira vez que o estado do Piauí sedia o FENAC, um marco importante para o desenvolvimento do esporte na região. O presidente da Federação Piauiense de Xadrez (FPIX), Luís Carlos, destacou a grandeza do evento em parceria com a Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). “Nos sentimos muitos honrados de sediar essa importante competição da CBX em Teresina, pois iremos receber 143 jovens enxadristas de 19 estados brasileiros, mostrando a grandeza do festival”, revelou o dirigente.

A primeira rodada está programada para começar às 14h desta quarta-feira (30) e vai contar com a participação de enxadristas nas categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12 nos naipes absoluto e feminino. Além de declarar os campeões brasileiros de base, o FENAC também tem como objetivo apontar os representantes oficiais do país nos Campeonatos Mundial, Pan-Americano e Sul-Americano de xadrez.

Segundo o presidente da CBX, Máximo Igor Macedo, a competição é estratégica para o fortalecimento técnico do xadrez nacional. “O FENAC é um dos pilares do nosso calendário, pois promove o intercâmbio entre atletas de todo o Brasil e seleciona os melhores colocados para o projeto ‘Futuros Olímpicos’, que prepara jovens talentos para competições internacionais”, afirmou.

As disputas serão realizadas nos três ritmos oficiais da modalidade: clássico, rápido e blitz. Todas as partidas valerão para movimentar o rating nacional (CBX) e internacional (FIDE). A premiação inclui troféus para os três primeiros colocados de cada categoria, além de medalhas do 4º ao 10º lugar.

Com grandes expectativas de participação e alto nível técnico, o FENAC 2025 promete marcar a história do xadrez brasileiro e impulsionar a modalidade no Piauí e em todo o Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *