Fala, torcedor sofredor! Se você achava que a maior emoção do Campeonato Potiguar de 2026 seria um gol de placa ou uma defesa milagrosa, sinto dizer: o craque da rodada veste toga e o gramado agora é de carpete.
O nosso combalido futebol potiguar resolveu, mais uma vez, trocar a bola pelo processo. Nesta quinta-feira, 5 de fevereiro, o Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte – TJD/RN decidiu manter a “paulada” de -18 pontos no América.
O motivo? A escalação irregular de Elias, lateral-direito de 20 anos, que foi relacionado nos três primeiros jogos com contrato não profissional. Resultado: o Alvirrubro, junto com o Potyguar Seridoense, que cometeu erro semelhante, está oficialmente rebaixado. Ou melhor, “rebaixado com asterisco”.
A esperança é a última que morre
É claro que o América não ia entregar os pontos, literalmente. A diretoria já soltou aquela nota oficial clássica, padrão “estamos indignados”, prometendo ir até as últimas instâncias. E olha, o otimismo na sede da Rodrigues Alves é grande.
Os defensores rubros já estão com os precedentes na ponta da língua: citam Potyguar de Currais Novos (2023), Perilima (2024) e Tuna Luso (2025). Segundo essa lógica, o TJD local castiga, mas o STJD, lá no Rio de Janeiro, costuma passar a mão na cabeça e devolver os pontos.
O calendário que lute
Enquanto isso, o torcedor – pobre ser resiliente – fica com cara de tacho. O campeonato já é deficitário, as rendas são de chorar e agora voltamos ao épico “Tapetão”.
O problema é que o relógio não para por causa de petição judicial. O Carnaval está batendo na porta (daqui a uma semana) e, logo depois, o bicho pega: Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série D do Brasileirão.
A FNF que se vire para achar data para as quartas, semis e finais do Potiguarzão. A última rodada da fase de classificação é agora, neste fim de semana, 7 (sábado) e 8 (domingo), mas tudo leva a crer que vamos ter uma “pausa dramática” para esperar o veredito final do STJD.
Em tempo: O jogo da TV nesta última rodada da fase de classificação – TV Tropical e Goat – será entre ABC e QFC, justamente, líder e vice-líder, às 16h, no Frasqueirão – provavelmente, debaixo de chuva.
Sinceramente? Todo esse caso é de uma criatividade administrativa que daria inveja a roteirista de novela mexicana. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos. Espero que tudo seja resolvido com celeridade.