O tênis em cadeira de rodas juvenil brasileiro vive um momento histórico. Nesta sexta-feira (6 de junho), a mineira Vitória Miranda brilhou em Roland Garros ao conquistar os títulos de simples e duplas do torneio juvenil, repetindo o desempenho do Australian Open no início do ano. Com apenas 17 anos, ela já soma quatro títulos de Grand Slam.
Atual número 1 do mundo no ranking juvenil e 27ª colocada entre as profissionais, Vitória venceu a final de simples contra a norte-americana Sabina Czauz, por 6/3 6/2. Horas depois, ao lado da belga Luna Gryp, superou novamente Czauz, que jogava ao lado da sueca Emma Gjerseth, na decisão de duplas, também por 6/3 6/2.
“Estou muito feliz com os meus títulos! Consegui colocar em prática tudo o que venho treinando. Quando entrei em quadra, já sabia que era o meu momento. Todas as vezes que perdi para ela, eu perdi antes para mim mesma, e decidi que desta vez isso não aconteceria. Nas duplas, também deu tudo certo”, comemorou Vitória.
Outro destaque brasileiro em Paris foi o também mineiro Luiz Calixto, que ficou com o vice-campeonato nas duplas. Ao lado do belga Alexander Lantermann, foi superado pela dupla formada pelo austríaco Maximilian Taucher e pelo norte-americano Charlie Cooper, por 6/4 6/0.