RN invade a Paraíba e garante título no judô

FOTO: Alexandre Loureiro | CBJ

O judô do Rio Grande do Norte volta a ser destaque regional, depois da invasão de atletas na primeira edição da Copa Nacional Cidade de João Pessoa, realizada no ginásio Ronaldão, na capital paraibana. E os primeiros lugares no pódio, por equipes, foi do RN: Shiro Sport Club (1º) e Futuro Campeão (2º).

“Dos cerca de mil e poucos atletas na competição, metade (510, exatamente) eram do Rio Grande do Norte. E isso é muito significativo para a Federação”, destacou Herbet Maia ‘Shaolin’, presidente da Federação de Judô do Estado do Rio Grande do Norte – FJERN.

Ele revela que a FJERN tem feito um trabalho intensivo de incentivo à prática do judô, tanto na capital quanto no interior. “Já contamos com vários núcleos pelo interior do estado, o que mostra a força do judô. Os resultados que assistimos a cada quatro anos nas Olimpíadas é um exemplo da força da modalidade”, comemora Shaolin, que destaca o Seridó, como um núcleo avançado do judô potiguar.

Disputaram o torneio de João Pessoa atletas de vários estados da região Nordeste em nove categorias: sub-11, sub-13, sub-15, cadete, júnior, sênior, dangai, veteranos e também para o festival infantil.

Circuito Estadual

E vem aí a 4ª Etapa do Circuito Estadual de Judô. A competição será realizada no próximo dia 30 de agosto, no ginásio do Sagrada Família, em Natal, nas categorias Cadete, Júnior, Veteranos e Iniciante.

No mesmo dia e local, também será realizado o Campeonato Estadual Individual nas Classes Sub-13, Sub-15 e Sênior, seletivo para o Campeonato Brasileiro (Sub-13 e Sub-15), que acontecerá em João Pessoa, entre os dias 2 e 5 de outubro. O Brasileiro Sênior será disputado no Rio de Janeiro, nos dias 29 e 30 de novembro.

Pan-americano Júnior

E o Rio Grande do Norte também comemora a atleta Duda Bastos, 19 anos. Natural de Macaé/RJ, ela iniciou no judô em Natal até se transferir para o Clube Paineiras do Morumby (FPJUDO-SP), São Paulo.

Recentemente, ela foi uma das destaques da seleção brasileira de judô, que disputou o Pan-americano Júnior, em Assunção, no Paraguai, com uma medalha de ouro na categoria meio-médio (63kg).

Duda chegou a treinar em escolas de Natal, entre 2017 e 2021, sob o comando do professor Anderson Araújo. “Em 2022, ela recebeu um convite do Minas Tênis Clube e em 2023 fechou com o SESI. Agora, está no Paineiras, tendo todo suporte técnico, financeiro e físico”, revela Anderson, que também já foi atleta.

Duda iniciou sua carreira na categoria Sub-13, depois de trocar Ginástica Rítmica e Ballet pelo judô. “Ela chegou em um dia que eu estava dando aula de judô no Salesiano Dom Bosco. Ela praticava GR e ballet, mas a professora faltou naquele dia e ela entrou na sala de judô, pediu pra assistir a aula e logo depois pra experimentar. Não durou muito. No dia seguinte, a paixão pela modalidade era tanta que ela fez a mãe mudar as matrículas para somente o judô”, conta Anderson, relembrando como Duda iniciou na modalidade em Natal.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *