O Remo do Rio Grande do Norte tem dado saltos de qualidade. Depois de conquistar o título inédito de Campeão Geral do tradicional Campeonato Norte-Nordeste, no ano passado, o Remo Potiguar conquistou o vice-campeonato brasileiro na categoria Double Skiff feminino, no último final de semana.
Nesta última conquista, o Rio Grande do Norte foi representado mais uma vez, pelo Sport Clube de Natal, Centro Náutico Potengi e Clube de Regatas União. A vice-liderança nacional ficou para as atletas Ana Beatriz e Cíntia Safi, do Sport Clube de Natal e Centro Náutico Potengi, respectivamente.
Além, da medalha de prata, outros dois barcos potiguares ficaram entre os dez melhores do Brasil. Para Fernando Madruga a conquista é histórica. “O RN disputou e venceu clubes tradicionais com estrutura bem maior do que a nossa, entre eles: Flamengo, Vasco, Botafogo, Grêmio Náutico União, Corinthians e Pinheiros.”, enfatiza.
Para o presidente da Federação Norte-rio-grandense de Remo os avanços refletem o apoio da Subsecretaria Estadual de Esporte e Lazer (SEL), que se intensificaram justamente a partir do ano passado.
“Conquistar o título de Campeão Geral em uma competição que não vencíamos desde a sua criação, em 1961 e deixar para trás clubes de renome em uma competição nacional, é uma prova de que estamos fazendo bom uso do apoio recebido”, comemora Fernando.
Ele explica que o fato de ter sido possível trazer a Copa Norte-Nordeste de Remo para o Rio Grande do Norte foi um fator de incentivo para os jovens atletas locais.
O aumento das competições interestaduais também é considerado fator de avanço. “O apoio da Subsecretaria permitiu que tivéssemos mais competições interestaduais, inclusive já tivemos uma, este ano, em Natal. Essas primeiras disputas geram experiência e confiança para as demais.” Explica Fernando.