O primeiro dia de competições do World Transplant Games 2025 já trouxe conquistas históricas para o Brasil. A nadadora Duda Porto, de 17 anos, patrocinada pelo Instituto Galo e pela Copasa, conquistou três medalhas: prata nos 50m costas, prata nos 50m borboleta e bronze nos 100m livre.
Com o apoio do Instituto Galo, Duda teve garantidos materiais esportivos de alto nível, além das despesas de viagem, hospedagem e alimentação para competir em Dresden, na Alemanha. Esse suporte foi essencial para que a atleta pudesse representar as cores do Galo, de Minas Gerais e do Brasil em um dos maiores eventos esportivos para transplantados do mundo, que celebra a vida e promove a doação de órgãos.
Transplantada de rim em 2020, Duda transformou sua trajetória de luta em inspiração dentro das piscinas. Agora, o foco é continuar brilhando nas próximas provas da competição, levando ainda mais orgulho para a torcida alvinegra e para o país.
O Instituto Galo
Desenvolvido em formato pioneiro no futebol brasileiro, o Instituto Galo tem orçamento totalmente independente dos cofres do Clube. Os projetos são realizados a partir de fontes de receita alternativas: incentivos fiscais por meio das legislações vigentes no país, doações e percentual do faturamento da Arena MRV, estádio próprio do Galo.
O Instituto Galo utiliza o poder de mobilização da torcida para transformar a sociedade, com campanhas de combate à fome e ao frio; doação de sangue; promoção da educação, da cultura e da saúde. O objetivo é contribuir para uma sociedade melhor, mais humana e solidária.