O Comitê Olímpico do Brasil (COB) repassou R$ 13.734.011,48 à Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) no ano passado por meio da Lei Agnelo-Piva (nº 10.264/2001), que destina parte da arrecadação das loterias federais para financiar o esporte no país.
Com base nessa lei, foram repassados para a CBG um total de R$ 109.677.208,95 entre 2002 e 2024. Os dados foram levantados pelo Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (IPIE) da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
Esse recurso garantiu uma fonte contínua e estável de financiamento que impulsionou o desenvolvimento da modalidade no país. Sua importância se destaca em várias frentes, como a melhoria da infraestrutura, a construção e manutenção de centros de treinamento de alto nível e a aquisição de equipamentos modernos, essenciais para o esporte de alto rendimento.
Como reflexo desse aumento dos investimentos na ginástica brasileira, os atletas da modalidade conquistaram bons resultados nas últimas edições dos principais eventos esportivos da área. Na última edição do Mundial de Ginástica Rítmica realizada em 2023, na Espanha, por exemplo, o Brasil terminou a final dos cinco arcos na quarta posição, ficando atrás da Itália, medalhista de bronze, nos critérios de desempate.
Mundial de GR
Neste ano, o Mundial de Ginástica Rítmica será realizado no Brasil, entre 20 e 24 de agosto, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Essa será a primeira vez que o país receberá o Mundial de Ginástica Rítmica, principal competição da modalidade reunindo as melhores ginastas do mundo em disputas individuais e em conjunto.
A seleção brasileira se prepara para buscar a medalha inédita na história do torneio, que deve contar com mais de 400 atletas de 70 países diferentes.
No panorama dos campeonatos mundiais de ginástica rítmica, o histórico do Brasil é marcado por uma evolução recente e significativa. Em 2022, o Brasil fez sua melhor campanha, ficando em quinto lugar no conjunto geral, um resultado que colocou o país entre as potências mundiais da modalidade.
A equipe brasileira também tem conquistado resultados expressivos em outras competições internacionais, como a Copa do Mundo, na qual, recentemente, obteve uma medalha de ouro inédita no conjunto geral.