Corridas de rua: Marcas aceleram investimentos

FOTO: Luiz Doro

O universo das corridas de rua no Brasil vive forte expansão, impulsionado por mais provas oficiais e pelo crescente engajamento das marcas.

Dados recentes da Associação Brasileira de Organizadores de Corridas de Rua e Esportes Outdoor (Abraceo) mostram que o país registrou um salto de 29% nas provas oficiais, saltando de 2.186 em 2023 para 2.827 em 2024, com São Paulo liderando o ranking nacional.

Diante desse cenário, as empresas intensificam o investimento em experiências, ativações e patrocínios. A Olympikus, da Vulcabras, é exemplo de estratégia inovadora ao promover o evento itinerante “Bota pra Correr”, que alia experiência do produto ao turismo esportivo em cenários como Jalapão e Serra do Cipó. Além disso, está presente em 50 provas pelo Brasil em seu ano de aniversário, apostando em contato direto com diferentes perfis de corredores.

Experimentação de produtos

A japonesa Asics diversifica suas ações através da Asics House, em São Paulo, mesas de experimentação de produtos e o circuito proprietário Golden Run, que, em 2024, ultrapassa as fronteiras nacionais e desembarca em capitais da América Latina, reforçando a presença da marca junto ao público corredor e apostando na relevância dos serviços prestados aos atletas.

A italiana Fila também não fica atrás, articulando seu posicionamento com grandes patrocinados, como o Ironman Brasil e a Meia Maratona Internacional de Florianópolis, e com a Maratona Fila, evento próprio que já ocupa lugar de destaque no calendário do segmento. Segundo a empresa, construir experiências de marca que acompanhem a jornada dos corredores é prioridade para engajar novos públicos.

No varejo, chama atenção o movimento da Centauro, do grupo SBF, com o recém-lançado circuito Centauro Desbrava. Em 2024, o evento duplicou o número de provas, alcançando todo o Brasil. Uma das estratégias é atrair o público às lojas físicas durante a retirada dos kits, gerando estímulo de vendas e fortalecendo a relação entre consumidores e a marca.

Até empresas fora do setor esportivo, como a Granado, apostam em ativar comunidades através de experiências diferenciadas, voltadas, por exemplo, ao público feminino em sua Corrida Granado Pink. As ações vão além do esporte, promovendo bem-estar e serviços nos dias de prova e conquistando novos adeptos para o universo das corridas.

*Com informações do portal Meio & Mensagem.

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