O templo do vôlei brasileiro abrirá suas portas mais uma vez. Começa nesta quarta-feira, dia 11 de junho, a primeira etapa da Liga das Nações de Vôlei no masculino. Até domingo, as seleções de Brasil, Irã, Cuba, Ucrânia, Eslovênia e Estados Unidos jogam no Maracanãzinho a primeira etapa da VNL 2025 – o Brasil estreia na quarta às 17h30 contra o Irã.
Globo e Sportv transmitem a competição.
Será o começo de uma nova caminhada para a Seleção Brasileira na busca por uma vaga nos Jogos Olímpicos Los Angeles 2028. “É o começo do ciclo, temos uma nova geração chegando. Eles podem estar meio tensos, é normal. Tem a pressão do Maracanãzinho cheio. Mas vamos tentar entender em que ponto estamos e aprender algumas lições nesta semana”, disse o técnico Bernardinho na apresentação das equipes para a etapa carioca do evento.
Ao analisar os efeitos da estreia de um novo time com a chance de jogar em casa, o treinador encontrou prós e contras. “Temos os dois lados. Eles vão ver a arquibancada cheia, podem pensar nos grandes momentos do voleibol brasileiro. Isso é bom. Mas a pressão não é fácil. Eu até preferia que a estreia fosse fora e que nós viéssemos ao Brasil quando estivéssemos mais preparados. Mas as coisas são como são”, ponderou Bernardinho.
Com a saída de jogadores históricos como o levantador Bruninho, o time tem um novo capitão. O central Flávio assume a missão de agora em diante. “Para mim é uma honra. Não encaro como pressão, mas como uma grande responsabilidade. Estou sereno com o que posso fazer. Sei que eu, Lucarelli e Cachopa somos os mais experientes agora e tentamos passar um pouco do que já vivemos lá fora para os novos jogadores”, contou.
Segundo Bernardinho, a escolha por Flávio foi um movimento natural. “Não fui eu que decidi. Foi uma escolha dos jogadores. Não que tenha havido uma eleição. Mas observando o grupo dá para notar para quem eles olham, quem eles buscam quando precisam de uma referência”, elogiou o técnico.
TABELA
11 de junho (quarta-feira)
Brasil x Irã
17h30 – Rio de Janeiro, Brasil12 de junho (quinta-feira)
Brasil x Cuba
17h30 – Rio de Janeiro, Brasil14 de junho (sábado)
Ucrânia x Brasil
10h – Rio de Janeiro, Brasil15 de junho (domingo)
Brasil x Eslovênia
10h – Rio de Janeiro, Brasil25 de junho (quarta-feira)
Canadá x Brasil
18h – Chicago, Estados Unidos26 de junho (quinta-feira)
Brasil x China
18h – Chicago, Estados Unidos28 de junho (sábado)
Brasil x Itália
18h – Chicago, Estados Unidos29 de junho (domingo)
Brasil x Polônia
18h – Chicago, Estados Unidos16 de julho (quarta-feira)
Argentina x Brasil
00h – Chiba, Japão18 de julho (sexta-feira)
Brasil x Japão
7h20 – Chiba, Japão19 de julho (sábado)
Turquia x Brasil
3h30 – Chiba, Japão20 de julho (domingo)
Alemanha x Brasil
2h30 – Chiba, Japão