Futebol pode ter cronômetro parado como no futsal

FOTO: Divulgação

O fim de semana será agitado em Londres com a possibilidade de mudanças nas regras do futebol.

Entre as sugestões as mais impactantes são: cronômetro parado e nova regra do impedimento.

E quem vai decidir? A International Board, órgão que regula o futebol mundial.

Cronômetro parado como no futsal

De acordo com o órgão, o cronômetro seria interrompido sempre que a bola não estiver em jogo, ou seja, quando houver faltas, impedimentos, laterais, tiros de meta, escanteios e gols.

O exagero do tempo de acréscimos dado pelos árbitros no Mundial do Catar inspirou o debate.

A outra sugestão que deve ser analisada diz respeito ao impedimento: o jogador atacante não deve estar mais em impedimento, se tiver qualquer parte do corpo na mesma linha do penúltimo defensor.

Entre outras alterações na regra feitas nas últimas décadas pela International Board e que impactaram no jogo está o recuo para o goleiro, que desde a década de 1990 não pode mais pegar a bola com as mãos quando o jogador do seu próprio time recuar a bola.

Confira outras alterações que já foram aprovadas e devem entrar em vigor na próxima temporada europeia:

1 Gols marcados com a presença de jogadores reservas no campo de jogo, apenas quando não houver interferência destes na jogada, serão permitidos.

2 O quarto árbitro poderá auxiliar o árbitro principal da mesma forma que os assistentes de linha já fazem atualmente.

3 As comemorações de gol, muitas vezes exageradas, passarão a ser levadas em conta pelo árbitro no momento de considerar os acréscimos (mudança que se tornará eventualmente desnecessária se for aprovado o “cronômetro parado”).

Sobre a International Board

O International Football Association Board (IFAB) é a organização responsável por determinar as regras do futebol em nível internacional.

Foi fundada em 1886 e é composta por quatro membros das associações de futebol da Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, bem como quatro representantes da FIFA.

O IFAB se reúne anualmente para revisar e potencialmente fazer mudanças nas regras do jogo, que são usadas em todo o mundo em competições profissionais e amadoras de futebol.

Qualquer mudança proposta deve ser aprovada por pelo menos seis dos oito membros. O IFAB também fornece orientação e interpretações das regras do jogo para garantir a consistência na aplicação das mesmas em diferentes competições e países.

 

*Com informações do GE

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *