Franca sedia etapa da Copa Brasil de Escalada

FOTO: Ali Machado | CBEscalada

Nos dias 12 e 13 de abril, o município de Franca (SP) será palco, pelo segundo ano consecutivo, da etapa inaugural do circuito da Copa Brasil de Escalada. A competição, disputada na modalidade Boulder, acontecerá no ginásio Centro de Escalada Franca. Além de somar pontos para o circuito nacional e o ranking brasileiro, os resultados também valerão para o ranking paulista da modalidade.

A competição contará com as categorias Principal e Juvenil (Sub-19 a Sub-15), que pontuam para o ranking da Copa Brasil, além das categorias Infantil, Amador e Master, válidas pelo Campeonato Paulista. O formato da competição será o Boulder Jam, e também será utilizado um novo sistema de pontuação para a modalidade Boulder, que foi apresentado recentemente pela Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC).

Agora, cada Top valerá 25 pontos e cada Zona valerá 10 pontos, com um decréscimo de 0.1 pontos para cada tentativa mal sucedida. Por exemplo, um atleta poderá marcar 24.8 pontos ao conseguir o Top em um boulder na terceira tentativa.

O circuito que soma pontos para o Ranking Brasileiro de Escalada é fundamental para a convocação da Seleção Brasileira. Por isso, é esperado que alguns dos principais atletas da escalada nacional participem do evento em Franca. Isso não só aumenta a competitividade, mas também proporciona uma ótima oportunidade para os escaladores se destacarem e garantirem suas posições no ranking.

O mineiro Davi Peres, de 25 anos, atleta da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva Principal, está confirmado para a etapa e promete brigar pela vitória na primeira etapa do ano. Também estão entre os nomes confirmados as atletas Laura Timo e Mariana Hanggi, que, assim como Davi, integram a Seleção Brasileira na categoria Principal.

A etapa também reunirá outros nomes de destaque da categoria Principal, como os paulistas Gabriel Papp, Renan Denardo e Samuel Silva, atletas que se mantêm como referências no cenário da escalada esportiva nacional.

Um dos pontos altos da competição será a presença de diversos atletas que, além de competirem em Franca, também estão confirmados na etapa da Copa do Mundo de Escalada, que acontece em breve em Curitiba. Entre eles estão Samuel Silva, Davi Peres, Pedro Avelar, Mariana Hanggi, Laura Timo, Ana Gumurski e Deborah Albuquerque, nomes que reforçam o alto nível técnico da disputa e prometem grandes apresentações durante o fim de semana.

Entre as promessas da nova geração, o destaque vai para os jovens talentos da categoria Sub-15: Pedro Demarchi, Julia Izzo e Lara Pavanello, todos de São Paulo. Desde o ano passado, os três integram oficialmente o circuito da Copa Brasil, reforçando a presença da base nas principais disputas do calendário nacional.

A programação do evento começa no sábado (12/04), às 8h, com as primeiras baterias classificatórias. As finais das categorias Principal e Juvenil (Sub-19 a Sub-15) estão marcadas para às 18h do mesmo dia. No domingo (13/04), a competição segue com as disputas do Campeonato Paulista nas categorias Infantil, Amador, Master e também pelo Ranking CEF, encerrando oficialmente o evento.

A Copa Brasil de Escalada

A Copa Brasil de Escalada começou em 2022, com seis etapas realizadas em cinco estados diferentes. Organizada anteriormente pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva, agora CBEscalada em parceria com ginásios de escalada locais, a Copa Brasil trouxe um novo fôlego e dinamismo ao cenário competitivo da escalada no país.

As etapas do circuito de competições foram organizadas em parceria com os rankings estaduais, abrangendo diversas categorias, desde amadores até infantis. Essa abordagem ofereceu a muitos atletas a chance de participar de sua primeira competição de escalada. Este ano, o circuito contará com um total de quatro etapas, sendo três de Boulder e uma de Escalada Guiada, uma novidade no circuito que amplia as opções de competição para os participantes.

A Copa Brasil de Escalada alcançou elegibilidade para o programa Bolsa Atleta já em seu primeiro ano, graças aos bons índices de representatividade. Em seu terceiro ano, a competição introduziu novidades como a inclusão de um ranking juvenil, que passou a ser calculado separadamente do ranking principal. Além disso, os pontos acumulados na competição também passaram a contar para o Ranking Brasileiro, que define a Seleção Brasileira, tanto na categoria Principal quanto Juvenil.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *