Desafio da ponte: esporte e meio ambiente em sintonia

FOTO: Divulgação

Mais do que dar a oportunidade para milhares de corredores atravessarem a emblemática Ponte Rio-Niterói, o Desafio da Ponte 2025, que acontece no dia 3 de agosto, quer deixar um legado positivo também fora do asfalto. Pensando nisso, a organização do evento está preparando uma série de ações que reforçam o compromisso com a conservação do meio ambiente — mostrando que sustentabilidade vai além do discurso e se traduz em atitudes concretas.

 

Na prática, a estratégia traçada para a preservação ambiental começa antes mesmo do início da prova, com o objetivo de reduzir significativamente a quantidade de resíduos enviados a aterros sanitários em comparação com eventos similares. Tal meta tem como ponto de partida a priorização do uso de materiais reutilizáveis, recicláveis ou biodegradáveis nas embalagens de produtos e materiais de apoio ao atleta, além da implementação de um sistema de coleta seletiva abrangente nas áreas de largada e chegada. Complementando, a comunicação pré-evento busca incentivar o transporte coletivo e o uso das barcas, com rotas otimizadas para reduzir GEE (gases de efeito estufa) e evitar congestionamentos.

 

Indo adiante, o programa de ações ambientais do Desafio da Ponte também irá disponibilizar barcos – para atuarem na coleta de resíduos que porventura caiam na Baía de Guanabara durante a prova -, destinar os descartes orgânicos gerados nas áreas do evento para compostagem, estabelecer parceria com cooperativas de reciclagem locais para o tratamento adequado do resíduo coletado, monitorar e divulgar os indicadores de geração e destinação de resíduos e promover campanhas de conscientização sobre a importância do descarte correto.

 

A questão dos resíduos gerados pela hidratação dos atletas recebeu atenção especial no Desafio da Ponte. Em todos os pontos de hidratação ao longo do percurso na Ponte Rio-Niterói, os copos plásticos serão substituídos por sachês de água, reduzindo significativamente o volume de resíduos gerados — enquanto um copo contém cerca de 7g de plástico e alumínio, cada sachê utiliza apenas 2g de plástico. Além disso, essa mudança diminui a necessidade de sacos de gelo, já que a água esfria mais rapidamente nos sachês do que nos copos.

 

Como forma de incentivar o descarte consciente, a Arena de Chegada contará com um ponto de troca: atletas que devolverem pelo menos três sachês usados receberão um chaveiro-medalha exclusivo – uma versão mini da medalha oficial do evento -, a fim de premiar a atitude consciente. Assim, além de cruzar a linha de chegada e conquistar a sonhada medalha, quem abraçar a ideia sustentável ainda levará para casa um símbolo extra do seu compromisso com o meio ambiente.

 

“Correr tendo a Baía de Guanabara como cenário é uma experiência única — e um lembrete poderoso do que precisamos preservar, especialmente agora que a Baía vem passando por um importante processo de recuperação ambiental. Organizar o Desafio da Ponte em meio a uma paisagem tão emblemática é um privilégio que vem acompanhado de uma responsabilidade à altura. Por isso, assumimos o compromisso de reduzir ao máximo o impacto ambiental da prova, com uma estrutura completa de coleta e descarte de resíduos ao longo do percurso, entre outras iniciativas sustentáveis”, diz Fernanda Cozac, Diretora de Marketing da Dream Factory, empresa que organiza o evento ao lado da Spiridon. “Mais do que mitigar impactos, queremos inspirar. Vamos promover ações de engajamento, conscientização e educação ambiental que alcancem não apenas os atletas, mas todos os públicos envolvidos com o evento — reforçando a importância de cuidarmos do planeta, juntos”, conclui.

 

“Acreditamos que a energia que move o esporte tem o poder de transformar vidas e também pode impulsionar ações positivas para o meio ambiente. Participar da retomada do Desafio da Ponte é motivo de orgulho para a Enel. Queremos mostrar que grandes eventos podem e devem ser planejados com responsabilidade ambiental. Cada passo dado na prova representa um compromisso coletivo com uma sociedade mais consciente e sustentável”, disse Hélio Muniz, Diretor de Comunicação da Enel no Brasil.

 

Largando em Niterói, próximo ao Caminho Niemeyer, e chegando no Rio de Janeiro, no Boulevard Olímpico (Praça Mauá), o Desafio da Ponte traz a oportunidade única de correr pelos cerca de 14km de extensão da Ponte Rio-Niterói, a maior ponte do hemisfério sul. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 28 de julho pelo site www.desafiodaponteoficial.com.br.

 

Inscrição exige comprovação de índice técnico

 

No ato da inscrição, homens e mulheres precisarão comprovar ter completado, a partir de janeiro de 2024, prova de 21km em tempo igual ou inferior a 2 horas e 30 minutos ou prova de maratona (42km) em tempo igual ou inferior a 5 horas. A prova a ser usada como comprovação de índice precisa ser de corrida de rua e chancelada por alguma entidade de caráter oficial, seja ela estadual (federações), nacional (CBAt) ou a World Athletics. Desta forma, os resultados obtidos nas provas de 21km e 42km das edições de 2024 e 2025 da Maratona do Rio são válidos como índice para o Desafio da Ponte.

 

Uma história de tradição

 

Criada em 1981, a Corrida da Ponte se tornou uma das provas mais desafiadoras e simbólicas do Brasil. Com seu percurso passando pela imponente Ponte Rio–Niterói, o evento não só testa os limites físicos dos corredores como também proporciona um dos cenários mais icônicos do estado do Rio de Janeiro.

 

Realizada anualmente até 1986, a prova foi interrompida por questões operacionais e de tráfego na ponte. No entanto, sua importância permaneceu viva na memória dos atletas, culminando em seu grande retorno em 2011, com edições subsequentes em 2012 e 2013.

 

A última edição, realizada em 2013, contou com 8 mil corredores e teve como grandes campeões o brasileiro Giovani dos Santos, que concluiu a prova com o tempo de 1h05m02s, e a queniana Dorcas Jepchirchir, que cruzou a linha de chegada em 1h17m42s.

 

Agora, após mais de uma década, a prova volta ao calendário esportivo nacional, mantendo sua tradição e relevância no cenário das corridas de rua.

 

Sobre o Desafio da Ponte

 

O Desafio da Ponte é apresentado por Enel Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Rio de Janeiro, via Secretaria de Esporte e Lazer. A Army é a marca esportiva oficial, e a Corona Cero, a cerveja oficial. O evento conta com patrocínio da Águas do Rio e da Raia e é promovido pela Dream Factory e Spiridon. Instagram | DesafiodaPonteOficial

 

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