Copa Brasil de Escalada chega à quinta edição

FOTO: Ricardo Leizer

Com o início de uma nova temporada de competições, têm início também mais uma edição da Copa Brasil de Escalada. Idealizado pela CBEscalada em 2022, o circuito foi concebido para complementar o calendário nacional e fortalecer a realização de eventos regionais e estaduais em todo o país.

Em sua quinta edição, em 2026, a Copa Brasil consolida sua relevância no cenário esportivo, reunindo atletas de destaque e ampliando sua representatividade no calendário oficial. A edição deste ano apresenta avanços significativos para o fortalecimento do circuito: pela primeira vez, serão realizadas sete etapas ao longo da temporada, cinco de Boulder, uma de Guiada e uma de Velocidade, modalidade que passa a integrar a programação.

Outra novidade é a inclusão inédita de uma etapa de Paraescalada, ampliando o alcance da competição e reforçando o compromisso da CBEscalada com a diversidade, a inclusão e o desenvolvimento da escalada em âmbito nacional.

Novos avanços em 2026

Na temporada 2026, a Copa Brasil apresenta avanços relevantes que evidenciam o fortalecimento e a valorização do circuito.

Entre os principais destaques está a implantação de premiação em dinheiro, inicialmente destinada à categoria Principal, representando um passo importante no reconhecimento e no incentivo aos atletas.

O circuito também passa a contar com novos ginásios-sede. Pela primeira vez, os estados de Santa Catarina e Espírito Santo integram o calendário, ampliando as oportunidades de participação e contribuindo para o fortalecimento da dinâmica competitiva ao longo da temporada.

Essas iniciativas consolidam a Copa Brasil como um espaço estratégico para o desenvolvimento e a expansão da escalada esportiva no Brasil.

Velocidade na Copa Brasil de Escalada

Entre os destaques da temporada está a inclusão de uma etapa da modalidade Velocidade na Copa Brasil de Escalada. Embora ainda não constitua um circuito completo, que requer, no mínimo, três etapas, a inserção da modalidade, assim como ocorreu com a Guiada a partir de 2024, representa um avanço importante. A iniciativa estimula atletas e ginásios parceiros, além de abrir perspectivas para a ampliação de eventos nos próximos anos.

Com a integração da Velocidade à Copa Brasil, o calendário passa a contar com três competições da modalidade válidas para o Ranking Brasileiro. Assim, cada atleta poderá somar até duas pontuações por modalidade ao longo da temporada, reduzindo a centralidade exclusiva do Campeonato Brasileiro e tornando a disputa por vagas na Seleção Brasileira de Escalada mais equilibrada e competitiva.

A estreia da etapa de Velocidade será realizada no dia 06 de setembro (06/09), no CT da CBEscalada, em Curitiba.

Calendário Copa Brasil 2026 (Entidades organizadoras, sede e data)

Etapas Boulder

Muro Escalada – Porto Alegre/RS |16/05/2026

Fels Escalada – Joinville/SC | 06/06/1982

PowerBloc – Campinas/SP | 29/08/2026

Rokaz Escalada – Belo Horizonte/MG | 10/10/2026

Toca Escalada – Vitória/ES | 31/10/2026

Etapa Guiada

FEEP/CT CBEscalada – Curitiba/PR | 05/09/2026

Etapa Velocidade

FEEP/CT CBEscalada – Curitiba/PR | 06/09/2026

Etapa Paraescalada

CT CBEscalada – Curitiba/PR | 10/10/2026 a 12/10/2026

Copa Brasil de Escalada

A Copa Brasil de Escalada é um circuito anual formado por etapas que compõem um ranking oficial mantido pela Confederação Brasileira de Escalada (CBEscalada), em parceria com ginásios e entidades regionais e estaduais responsáveis pela realização das competições.

Independente do Campeonato Brasileiro, o circuito foi criado com o propósito de fortalecer e fomentar as competições em âmbito nacional e regional, ampliando oportunidades para atletas, organizadores e comunidades locais.

A Copa Brasil pode contemplar rankings nas três modalidades oficiais reconhecidas pela International Federation of Sport Climbing (IFSC): Boulder, Guiada e Velocidade. As etapas que integram o ranking são previamente submetidas e aprovadas pela CBEscalada, podendo também ser válidas para rankings estaduais e regionais, conforme os regulamentos vigentes.

A modalidade Boulder

O Boulder é uma das três modalidades da escalada esportiva presente nos Jogos Olímpicos, fazendo parte da prova combinada Boulder & Guiada. É realizada em muros de no máximo 5 metros de altura, sem cordas, com um colchão na base para proteger eventuais quedas.

No boulder, são definidos de 4 a 5 desafios, a depender da fase. Os atletas têm entre quatro e cinco minutos para completar cada desafio. Ganha quem completar mais desafios em menos tentativas.

A modalidade Guiada

A escalada Guiada é uma das três modalidades da escalada esportiva presentes nos Jogos Olímpicos. É realizada em muros com até 15 metros de altura e os atletas utilizam uma corda para proteção. O objetivo é chegar o mais alto possível, superando os desafios que as rotas/vias montadas por especialistas oferecem.

Cada atleta conta com apenas uma tentativa na via, com o tempo máximo de 6 minutos. Ao escalar, deve passar a corda, em sequência, nas proteções fixadas na parede. O atleta que chegar mais alto na via ganha a competição. O score de Top, para quando o atleta passa a corda na última proteção da via, é o mais alto. Em casos de empates, o tempo pode ser usado para definir o vencedor.

O principal desafio da modalidade é a resistência, pois são escaladas longas e difíceis.

A modalidade Velocidade

Atualmente, a prova mais rápida dos Jogos Olímpicos, com tempos de corrida abaixo dos 5s, a modalidade ganhou grande destaque em Paris, com uma disputa própria por medalhas.

As provas da modalidade velocidade ocorrem em uma parede padrão, com 15 metros de altura e 5º de inclinação negativa. Os atletas competem em 2 fases: uma qualificatória onde o objetivo é marcar o melhor tempo possível, e uma fase final em modelo eliminatório, com 2 atletas correndo lado a lado. O atleta que chegar ao topo primeiro ganha.

A CBEscalada

A CBEscalada foi criada em 2014, sob o nome de Associação Brasileira de Escalada Esportiva. Em 2024, ao completar 10 anos, passou a se chamar oficialmente Confederação Brasileira de Escalada Esportiva, consolidando seu status de entidade máxima da Escalada Esportiva de competição no Brasil, com reconhecimento do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e filiação à Federação Internacional de Escalada Esportiva (IFSC – International Federation of Sport Climbing).

A Confederação é a responsável pela manutenção do Ranking Brasileiro de Escalada Esportiva, em colaboração com ginásios, clubes e outras entidades envolvidas no desenvolvimento e promoção da escalada esportiva de competição.

A CBEscalada realiza regularmente os Campeonatos Brasileiros nas modalidades Boulder, Guiada e Velocidade, e convoca anualmente a Seleção Brasileira de Escalada Esportiva, que conta com o patrocínio da Lupo Sport para representar o país em eventos internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *