A Seleção Brasileira feminina finalizou o “Tour Brasil na WNBA” com uma derrota para o Indiana Fever, da estrela Caitlin Clark. O duelo deste domingo, 4, no Carver-Hawkeye Arena, em Iowa City, nos Estados Unidos, terminou com vitória da equipe americana por 108 a 44.
Com um elenco majoritariamente composto por jovens talentos, a equipe brasileira aproveitou essa partida como parte do processo de renovação visando o ciclo olímpico de Los Angeles 2028. O confronto serviu como um importante teste para as jogadoras que estão tendo suas primeiras experiências na seleção principal.
A armadora Izabela Nicoletti foi a cestinha do Brasil no confronto, com 9 pontos e três bolas triplas. As jovens estreantes Bella Nascimento, Manuella Alves e Catarina Ferreira anotaram cinco pontos cada.
Os dois amistosos preparatórios na pré-temporada da WNBA serviram para uma experiência que fortalecerá muito o trabalho para os ciclos da Seleção Brasileira. Jovens atletas brasileiras, algumas no High School e em primeira aparição internacional, atuaram contra as melhores jogadoras do mundo, experimentando o ambiente, pressão e duelo físico que farão parte das suas rotinas nesse e nos próximos desafios.
O “Tour Brasil na W” integra o planejamento da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) para o ciclo dos Jogos Olímpicos de Los Angeles 2028, com foco em oferecer amistosos de alto nível e ampliar a experiência internacional do grupo. O projeto teve início com a chegada de Pokey Chatman à Seleção Brasileira, treinadora com mais de uma década de atuação na WNBA.
SELEÇÃO FEMININA
Bella Nascimento – William & Mary
Iza Nicoletti – Fairfield-EUA
Caca Martins – Sampaio-MA
Catarina Ferreira – Oregon State-EUA
Emanuely Oliveira – SESI/Araraquara-SP
Vitória Marcelino – SESI/Araraquara-SP
Ayla McDowell – South Carolina-EUA
Taissa Queiroz – North Carolina-EUA
Aline Moura – Beroe Stara Zagora-BUL
Iza Varejão – Syracuse-EUA
Licinara – Corinthians-SP
Manu Alves – IMG Academy/Illinois-EUA
CBB