Foi dada a largada em um dos maiores e mais tradicionais torneios infantojuvenis do mundo. O Banana Bowl acontece de 4 a 11 de março, em duas cidades catarinenses: Criciúma, na Sociedade Recreativa Mampituba, e em Gaspar, no Bela Vista Country Club.
Recebendo tenistas das categorias 18, 16, 14, 12 anos e tennis kids, o torneio é um dos que mais pontua nos rankings CBT, COSAT e ITF.
Com atletas de 30 países diferentes, a competição está repleta dos principais nomes da base tenística, como os três brasileiros vencedores da Copa Davis Junior em 2023, João Fonseca, Gustavo Almeida e Pedro Rodrigues, além do Russo Yaroslav Demin, que iniciou o ano como número 6 do ranking mundial.
Já entre as garotas, o Banana tem a atual número 5 do ranking, Sara Saito, entre as presentes. A japonesa chega com o recente título do Asunción Bowl nas costas, conquistado na semana passada, no Paraguai.
Entre as brasileiras, o destaque fica por conta da vencedora do AO Brazil Junior Series, Carolina Laydner. Ela se junta a Olívia Carneiro e Gabriela Félix como expoentes nacionais.
Acontecendo em duas cidades, o Banana Bowl terá a disputa das categorias 18, 12 anos e tennis kids na cidade do sul de SC como sede.
Já as categorias 14 e 16 anos, acontecem no município do Vale do Itajaí. As últimas vagas da competição estão sendo disputadas no pré-quali, que acontece em Criciúma até o dia 3 de março.
Os vencedores vão direto para a chave principal do torneio, enquanto os vices disputam o quali.
História
O Banana Bowl acontece desde 1969 no Brasil. A competição já revelou grandes nomes do tênis mundial, como o atual número 2 do mundo, o espanhol Carlos Alcaraz, além do norte-americano John McEnroe, do tcheco Ivan Lendl, da argentina Gabriela Sabatini, da russa Svetlana Kuznetsova e da sérvia Ana Ivanovic, entre outros.
Entre os brasileiros, Gustavo Kuerten, Fernando Meligeni, Andrea Vieira, Roberta Burzagli, Jaime Oncins, Flávio Saretta, Thomaz Bellucci, Teliana Pereira e muitos outros já passaram pelas quadras do torneio.