A Costa do Mafim foi de quase eliminado à decisão da Copa das Nações Africanas. Os ‘Elefantes’, anfitriões do torneio, encaram a Nigéria, às 17h deste domingo de Carnaval. Band e Bandsports transmitem.
Os donos das casa tiveram um começo tenebroso de torneio. Nos três jogos da fase de grupos, venceu apenas o primeiro jogo e perdeu os outros dois. Pra piorar, o último foi uma derrota por 4 a 0 para a Guiné Equatorial.
Os resultados colocavam os ‘Elefantes’ à beira da eliminação, precisando de alguns ‘milagres’ para integrar as quatro melhores terceiras colocadas que avançariam à fase de mata-mata.
Mas, antes que os resultados dos adversários saíssem, o técnico francês Jean-Louis Gasset se antecipou e pediu demissão. Ele simplesmente abandonou o time e deixou o elenco a ver navios.
Os dois gols nos acréscimos de Moçambique contra Gana e a vitória de Marrocos sobre a Zâmbia levaram a Costa do Marfim à loucura com a classificação.
Nas oitavas, mais um milagre. Com um gol aos 41’ do 2º tempo, a Costa do Marfim levou a disputa para as penalidades máximas e bateu a atual campeã Senegal.
Com um a menos desde o 1º tempo e perdendo por 1 a 0 para o Mali, os ‘Elefantes’ “acharam” o gol de empate aos 90’ no primeiro chute ao gol da equipe no jogo. Na prorrogação, um gol de letra no último lance garantiu a vaga para a semifinal.
Na semi, a tarefa foi mais fácil e os marfinenses venceram o Congo, levando o seu país para a grande decisão em casa, contra a poderosa Nigéria. Vai ser um jogão.
*Com informações do THE CHAMPS