A ATP divulgou a lista completa de jogadores que disputarão a grandiosa décima edição do Rio Open apresentado pela Claro.
Carlos Alcaraz, o número 2 do mundo, Cameron Norrie, o atual campeão do torneio, Marin Cilic, Arthur Fils e Stanislas Wawrinka são os destaques do ATP 500 brasileiro, que será disputado entre os dias 17 a 25 de fevereiro no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.
Liderando a lista, Alcaraz disputará a sua quarta edição do Rio Open. O espanhol fez a sua estreia no torneio em 2020, quando figurava na 406ª colocação e era apontado como uma das futuras promessas do tênis.
Carlos recebeu um convite da organização do Rio Open, onde disputou a sua primeira chave principal de ATP e também conquistou a sua primeira vitória em torneios ATP.
Em 2022, Alcaraz voltou ao Rio como o 29º do ranking e conquistou o maior título da sua carreira até então, se tornando o jogador mais jovem a vencer um ATP 500.
No ano seguinte, em 2023, o espanhol fez mais uma grande campanha no torneio, saindo do Jockey Club Brasileiro como o o vice-campeão da edição.
Hoje, Alcaraz é campeão de dois Grand Slams (US Open 2022 e Wimbledon 2023) com apenas 20 anos de idade.
O SporTV é a emissora oficial do Rio Open e exibe em HD todos os jogos da quadra central para o Brasil e mais de 140 países através da ATP Media.
A décima edição do Rio Open também já tem garantida dois brasileiros diretamente na chave principal.
Thiago Wild, número 77º, entrou diretamente na chave, enquanto Gustavo Heide, o campeão da Maria Esther Bueno Cup, é dono de um dos três convites na chave. Outros dois convites serão distribuídos pelo torneio futuramente.
Rio Open 2024
O Rio Open 2024 conta com patrocínio máster da Claro, patrocínio do Santander, Mubadala, Shell, Black Princess, Engie, Betway, Emirates e Herbíssimo. Também com as empresas Rolex, KIA, B3, EMS, Star+, e, ainda com New Holland, RedeDor, IBMEC, Beechcraft, Café Melitta, PremieRpet, Zetaflex, Shopping Leblon, ALLOS e Grey Goose.
A Fila será a responsável pelo material esportivo e a Wilson fornecedora da bola oficial do evento. Já a Worldwine oferecerá o espumante e vinho oficiais do Rio Open.
O torneio conta ainda com parceria do Jockey Club Brasileiro, Prefeitura do Rio. Apoio da Líder, Sextante e Giovanna Baby.
O evento é incentivado pela Secretaria Especial do Esporte do Ministério do Esporte, através da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Também é viabilizado pela Lei Estadual de Incentivo ao Esporte do Governo do Estado do Rio de Janeiro por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer.
A Lei de Incentivo ao Esporte é uma importante ferramenta de desenvolvimento e inclusão social que ajuda a levar a prática esportiva ao cidadão por todo o estado do Rio.
O Rio Open é uma promoção da IMM com realização do Instituto Carioca de Tênis.
Veja a lista de inscritos no Rio Open:
Carlos Alcaraz (ESP) – 2º
Nicolas Jarry (CHI) – 18º
Francisco Cerundolo (ARG) – 21º
Marin Cilic (CRO) – 21º (ranking protegido)
Cameron Norrie (GBR) – 22º
Sebastian Baez (ARG) – 29º
Tomas Martin Etcheverry (ARG) – 32º
Laslo Djere (SRB) – 33º
Arthur Fils (FRA) – 34º
Sebastian Ofner (AUT) – 37º
Alejandro Tabilo (CHI) – 49º
Daniel Altmaier (GER) – 50º
Dusan Lajovic (SRB) – 51º
Yannick Hanfmann (GER) – 52º
Stan Wawrinka (SUI) – 56º
Roberto Carballes Baena (ESP) – 63º
Pedro Cachin (ARG) – 74º
Thiago Wild (BRA) – 77º
Bernabe Zapata Miralles (ESP) – 78º
Juan Pablo Varillas (PER) – 81º
Jaume Munar (ESP) – 82º
Federico Coria (ARG) – 84º
Albert Ramos-Vinolas (ESP) – 85º
WC – Gustavo Heide (BRA)