O Time Brasil nos próximos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude cresceu. Depois da convocação oficial realizada na última terça-feira (19) em que foram anunciados 15 nomes, a Federação Internacional de Esqui (FIS, na sigla em inglês) realizou a realocação das vagas continentais e o Brasil teve direito a duas cotas.
Sendo assim, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) convocou Gabriel Santos e Mariana Silva, que se juntam a Ian Francisco da Silva e Júlia Reis como os representantes brasileiros no esqui cross country. Os quatro disputarão as provas de Sprint e de Distance (7,5km) em Gangwon 2024.
O Brasil será a maior delegação da América Latina no esqui cross country, ficando apenas atrás de Alemanha, França, Finlândia, Itália, Polônia e Estados Unidos, além da Coreia do Sul, país-sede, em termos de tamanho da equipe.
A delegação brasileira de esportes na neve também baterá recordes, com oito atletas de três modalidades: esqui alpino, esqui cross country e snowboard. Em Lausanne, foram cinco atletas.
Cerimônia de Abertura
A Cerimônia de Abertura de Gangwon 2024 será no dia 19 de janeiro, marcando o início dos maiores Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude já realizados, com aproximadamente 1.900 jovens atletas competindo em 81 eventos de sete esportes e 15 disciplinas, com a equidade de participantes entre homens e mulheres.
Os 4º Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude serão realizados na província de Gangwon, na República da Coreia, que já sediou os Jogos Olímpicos de Inverno PyeongChang 2018. Estes serão os primeiros realizados na Ásia e irão utilizar o legado dos Jogos Olímpicos.
E o Brasil já inicia o evento com uma marca importante: o recorde tanto no número de atletas (17), quanto no de modalidades (07) numa edição dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude – o recorde anterior era de Lausanne 2020 com 12 atletas em seis esportes.