Copa Cultura Inglesa de rúgbi chega à 13ª edição

FOTO: Divulgação

A Copa Cultura Inglesa, o mais tradicional evento juvenil do rugby no país, promovido pela rede de escolas de inglês Cultura Inglesa, chega, este ano, à sua 13ª edição. O torneio será realizado entre os dias 16 e 17 de dezembro, no Volkswagen Club de Taubaté, interior de São Paulo, e premiará as melhores equipes brasileiras de rugby sevens juvenil, modalidade olímpica do esporte.

As disputas, que serão travadas entre 8h e 18h de cada dia, vão opor as seleções regionais das categorias masculina e feminina M17 e M19, todos pertencentes ao rugby sevens. Nesta modalidade, sete jogadores se enfrentam, de cada lado do gramado, em partidas cronometradas com dois tempos de sete minutos cada.

Ao todo, 30 times participam desta edição do campeonato – cinco no sub 19 feminino; sete no sub 17 feminino; oito no sub 19 masculino; e dez no sub 17 masculino. Cada equipe jogará três partidas, por categoria, em um único dia. Competem, no torneio deste ano, as seleções regionais de São Paulo Capital, São Paulo Vale, São Paulo Interior, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Centro-Oeste.

Como praxe, os treinadores das seleções brasileiras de rugby estarão presentes no evento, de olho nos novos talentos que emergem da modalidade esportiva a cada competição.

Pela programação do evento, os jogos de sábado, 16, começam às 9h e terminam às 17h40. Já os de domingo, 17, se iniciam às 9h e se encerram às 16h20. A cerimônia de premiação está marcada para às 16h30 do último dia de jogos. A organização do torneio lembra que os horários podem sofrer flutuações em casos de prorrogações nos jogos de mata-mata.

Todas as partidas de sábado serão retransmitidas no canal da Brasil Rugby, no YouTube. Os jogos da parte da manhã de domingo também poderão ser acompanhados por esse canal, e as finais de cada torneio, a serem realizadas na parte da tarde, serão transmitidas, ao vivo, pelo Canal Olímpico do Brasil, no YouTube.

Parceria de longa data

Desde 2010, a Cultura Inglesa é a grande apoiadora do rugby juvenil brasileiro, sendo a patrocinadora oficial da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu). Graças à parceria, a confederação passou a promover, anualmente, a Copa Cultura Inglesa, além de realizar outros campeonatos que contam com o apoio e a presença da marca.

A relação da instituição com o esporte inglês vai para além do país de origem. Isso porque, além do condicionamento físico, o rugby também cobra um bom domínio da língua por parte de seus jogadores. Mais do que aprender e compreender o vocabulário rugbier usado para se comunicar durante uma partida, a fluência no inglês também ajuda os atletas a conversar com adversários e equipes de arbitragem em torneios internacionais e trocar experiências com jogadores de fora do país, além de abrir a possibilidade de trilhar uma carreira internacional e jogar para times de outras nações com tradição no esporte.

Por isso, a Cultura Inglesa também distribui neste ano bolsas de estudo integral para alguns jogadores das seleções brasileiras de rugby, além de estar por trás de inúmeras ações de incentivo ao esporte, contribuindo, por exemplo, para a formação de educadores e capacitação de treinadores. A instituição ainda apoia outras organizações de rugby que trabalham com o esporte como meio de transformação social, caso do projeto UmRio, voltado para crianças da comunidade Morro do Castro, no Rio de Janeiro (RJ).

“O apoio ao rugby no Brasil faz parte da missão sociocultural da Cultura Inglesa, que se propõe a disseminar o ensino do inglês e também da cultura britânica no país. Além disso, a marca se associa aos cinco valores básicos atribuídos ao esporte, disciplina, respeito, integridade, paixão e solidariedade, promovidos pelo rugby em campo e pela Cultura Inglesa em sala de aula”, afirma Samia Marçon, Head de Marketing da Cultura Inglesa.

Sobre a Cultura Inglesa

Com quase 90 anos de tradição, a Cultura Inglesa é uma instituição sem fins lucrativos voltada para o ensino do idioma inglês. Em março de 2021, a marca consolidou sua posição no mercado de ensino de línguas ao anunciar a unificação de suas operações nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina, Espírito Santo, Goiás, Tocantins e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal.

Com a conclusão da integração das operações, a instituição somará 113 unidades espalhadas pelo País. A Cultura Inglesa propõe uma experiência digital e imersiva de aprendizado do inglês, por meio de cursos oferecidos no formato presencial e remoto, com aulas ao vivo pela internet, além de oferecer um programa bilíngue intracurricular para escolas regulares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *