Jogos da Juventude premia os melhores do ano

Nadadora Larissa Borba (FOTO: Beto Noval COB)

A nova geração do esporte nacional fez bonito nos Jogos da Juventude, em setembro, em Ribeirão Preto. Mas, dois deles se destacaram entre os mais de quatro mil atletas com idade até 17 anos que participaram do evento. Por isso, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) escolheu o ciclista Daniel Lima, do Sergipe, e a nadadora Larissa Borba, para receberem o Prêmio Brasil Olímpico 2023 como melhores dos Jogos da Juventude. A entrega dos troféus acontece na festa de gala do esporte nacional nesta sexta-feira, às 20hs, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Natural de Porto da Folha, município com cerca de 30 mil habitantes no estado do Sergipe, Daniel Santos Lima dominou as competições de ciclismo dos Jogos da Juventude 2023. Ele saiu de Ribeirão Preto com três medalhas de ouro na bagagem. O atleta de 17 anos foi bicampeão na prova por pontos (foi ouro em Aracaju 2022) e ainda venceu na velocidade e na estrada. Debaixo de um calor escaldante na cidade paulista, ele ainda superou uma infecção intestinal para alcançar as conquistas.

Larissa Borba também voltou para casa com excesso de medalhas na mala. Em Ribeirão Preto 2023, a paulista de 17 anos conquistou seis ouros. Fã de Fabiola Molina, que também nasceu em São José dos Campos, ela venceu as provas dos 50m e 200m borboleta, 100m costas, revezamentos 4x50m livre feminino, 4x100m livre misto e 4x100m medley misto. Na edição anterior, em Aracaju, ela já havia conquistado outras sete medalhas. Larissa começou a praticar a modalidade com 1 ano e 8 meses porque a mãe não sabe nadar e tinha medo dela, que sempre adorou as piscinas, se afogar.

A 24ª edição do Prêmio Brasil Olímpico terá um novo formato sem deixar de lado as já consagradas homenagens da noite de gala do esporte olímpico nacional. Além dos prêmios tradicionais aos melhores atletas de cada modalidade, esta edição conta com categorias inéditas: Retorno do Ano, Equipes do Ano (masculina e feminina) e Atleta Revelação. Somam-se a estes os tradicionais Atleta do Ano (masculino e feminino), Melhor das Modalidades, Prêmio Espírito Olímpico, Melhor Técnico Individual, Melhor Técnico Coletivo e Troféu Adhemar Ferreira da Silva.

Os vencedores das principais categorias foram escolhidos por um colegiado eleitoral de especialistas no esporte olímpico em votação até o dia 29 de novembro. Já o público será responsável por definir quais atletas levarão para casa os prêmios de Atleta da Torcida e Prêmio Inspire e os novos Atleta Revelação e Retorno do Ano.

Fonte: COB

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *