O Rio Grande do Norte já tem os campeões estaduais de xadrez absoluto nos estilos rápido e blitz. No último final de semana, no ginásio da UFRN, o MN Davi Alves e o MN Vitor Firmo venceram o Torneio de Xadrez Reitor Onofre Lopes, válido pelo Campeonato Potiguar.
O tradicional evento de xadrez, que chegou a décima edição, reuniu 145 atletas na disputa do estilo rápido, tendo Davi Alves como campeão, Francisco Allysson em segundo lugar e Vitor Firmo em terceiro. O ritmo blitz reuniu 128 participantes e teve como campeão Vitor Firmo, Enzo Magalhães em segundo lugar e Francisco Muniz em terceiro. Na categoria feminino, o título do blitz e rápido ficou com Annyara Gomes.
Nas demais categorias, o primeiro lugar do blitz ficou assim: Benjamin Morais (Sub-8), Flávio Vinícius (Sub-19), Theo Magalhães (Sub-12), Jair Juan (Sub-14), Enzo Magalhães (Sub-16), Luigi Salvatore (Sub-18), Emanuel Tavares (Sub-20), Alemberg Bezerra (+50)e Máximo Valério (+65).
Os vencedores do ritmo rápido nas demais categorias ficou assim: Benjamin Morais (Sub-8), Heitor Diniz (Sub-10), Theo Magalhães (Sub-12), Pedro Moura (Sub-14), Enzo Magalhães (Sub-16), Luigi Salvatore (Sub-18), Emanuel Tavares (Sub-20), Francisco Quaranta (+50) e Máximo Valério (+65).
O presidente da Confederação Brasileira de Xadrez, Máximo Igor Macedo, comemorou o sucesso da competição. “O Campeonato Estadual Absoluto do Rio Grande do Norte foi o que deu o maior número de participantes, parceria bem sucedida com a Coespe/UFRN, CBX e Federação Norte-rio-grandense de Xadrez”, disse o presidente. o Torneio Aberto e contou pontos para o Rating FIDE, CBX e FNX.