Gileno Souto, presidente da Federação de Desporto Escolar do Rio Grande do Norte – FNDE, representou o estado na solenidade especial que homenageou a delegação brasileira da Gymnasiade 2022.
Ao lado do presidente da Confederação Brasileira do Desporto Escolar – CBDE, Antônio Hora Filho, e de uma comitiva de atletas, ele foi recebido pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, em Brasília, no meio da semana passada.
“A delegação brasileira foi a maior da história, com 348 integrantes e obteve a segunda colocação geral, batendo recorde de medalhas e ficando atrás apenas dos anfitriões Franceses com a diferença de apenas 3 medalhas”, destaca Gileno.
Também marcou presença na solenidade, o Presidente da International School Sport Federation – ISF, o francês Laurent Petrynka.
Gileno aproveitou para gradecer o apoio do Governo Federal ao Desporto Escolar. “Só temos a agradecer ao presidente Bolsonaro pelo grande apoio que tem dado. Por causa desse apoio, o nosso pais hoje é uma potencia do desporto escolar mundial”, diz.
GYMNASIADE 2022
O Gymnasiade é o maior evento multiesportivo e educacional do mundo para estudantes de 16 a 18 anos. É uma espécie de Jogos Olímpicos da categoria. Este ano, a competição aconteceu na região da Normandia, França, entre 14 e 22 de maio.
O Brasil foi premiado com o troféu Fairplay. Trata-se de uma premiação destinada a delegação mais simpática, àquela que recebe mais atenção dos demais participantes.
O evento reuniu cerca de 3,4 mil atletas-estudantes de 69 países, todos na faixa etária de 16 a 18 anos. O Brasil contou com 348 representantes, de 22 estados, e terminou na segunda colocação geral, perdendo só para os anfitriãs, franceses.