Duas datas e uma comemoração no sábado, dia 23. Em celebração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22), acontece em Natal o Festival Paralímpico 2023.
Promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), por meio da sua diretoria de Desenvolvimento Esportivo, o evento tem como principais objetivos proporcionar a crianças com e sem deficiências (até 20%) a vivência em modalidades paralímpicas, de maneira recreativa e lúdica, bem como difundir o Movimento Paralímpico por todo o território nacional.
Segundo o IBGE, 9,9% da população potiguar com 2 anos ou mais de idade tem alguma deficiência. Percentual inclusive acima da média nacional, que é de 8,9%.
“Muitas dessas pessoas ainda são crianças, e às vezes, por desconhecimento dos pais, são ‘condenadas’ a uma vida escondida, dentro de casa. Os pais e as crianças precisam saber que existem alternativas para as pessoas com deficiência terem qualidade de vida, esporte e lazer, dentro de suas limitações. O Festival existe para apresentar essas possibilidades”, diz Dário Gomes, presidente da Sadef (Sociedade Amigos do Deficiente Físico do RN), associação que luta pela inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte.
O Festival Paralímpico vai acontecer no sábado, em 118 cidades de todo o país. Em Natal, as atividades serão realizadas no Ginásio da UFRN, das 8h às 12h. As inscrições podem ser feitas na internet, no site https://forms.gle/nWAugr8K6xPperf7A.
Festival Paralímpico
Sábado, 23 de setembro – 8h às 12h
Local: Ginásio da UFRN
Público: crianças e adolescentes de 8 a 17 anos, com deficiência física, visual ou intelectual e sem deficiência
Inscrições: https://forms.gle/nWAugr8K6xPperf7A