Potiguares da SADEF no continental de halterofilismo

Júnior França, Halterofilismo Paradesportivo (FOTO: CBP)

Competição obrigatória no caminho de qualificação para os Jogos Paralímpicos Paris 2024 (FRA) e Jogos Parapan Americanos Santiago 2023 (CHI), o Regional das Américas de Para Halterofilismo – St. Louis 2022 começa nesta sexta (8), nos Estados Unidos, com a presença de seis paratletas potiguares.

Alane Lima, João Maria Junior, Maria Luzineide Oliveira, Maria Rizonaide Silva, Naira Celia Cruz e Terezinha Santos, todos da SADEF-RN, integram a seleção brasileira da modalidade, que foi com 24 atletas para a disputa. O técnico da SADEF, Carlos Williams Silva, e o médico Rodrigo Braga também fazem parte da equipe.

O Brasil busca o tricampeonato nesse evento. Na última edição, em 2018, conquistou quatro ouros, seis pratas e sete bronzes. “Estamos muito confiantes de que vamos ajudar o Brasil a se manter no topo. A SADEF-RN é o segundo clube com mais atletas na seleção, o que mostra todo o potencial do Paradesporto Potiguar”, diz, orgulhoso, o atleta João Maria Junior.

Assim como o Brasil, ele também busca mais uma vitória, agora em nova categoria de peso, a -54 kg. João Maria foi campeão na -49 kg em 2018 e atualmente é o recordista dessa categoria nas Américas com a marca de 146 kg.

A competição continental terá uma novidade para os brasileiros. Será o primeiro evento internacional em que eles serão submetidos às novas regras do halterofilismo, implementadas pelo Comitê Paralímpico Internacional. As novas regras e regulamentos foram estipuladas após um período de consulta de três anos (2019-2022).

Três dos seis atletas da SADEF já levantam peso hoje, primeiro dia de disputas. Confira a programação dos potiguares da SADEF no Regional das Américas:

Sexta, 08/07
Feminino – até 50kg e 55kg (17h00 no Brasil)
Maria Luzineide Santos de Oliveira

Feminino – até 61kg (22h10 no Brasil)
Naira Celia Gomes da Cruz
Terezinha Mulato dos Santos

Sábado, 09/07
Masculino – até 54kg (13h45 no Brasil)
João Maria de França Junior

Feminino – até 41kg e até 45kg (16h30 no Brasil)
Maria Rizonaide da Silva

Segunda, 11/07
Feminino – até 86kg e maior que 86kg (11h20 no Brasil)
Alane Dantas de Azevedo Lima

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *