Com R$ 2,4 bilhões de investimento em jogadores e treinadores, começa hoje (11/08) uma das ligas de futebol do mundo que mais tem chamado atenção nos últimos meses: a Saudi Pro League, o campeonato das arábias.
A competição será disputada por 18 times, que se enfrentam no sistema de pontos corridos, em 34 rodadas. Al-Ahli x Al-Hazem abre a primeira rodada hoje, às 15h (hora de Brasília, com transmissão do BandSports). O grupo Band comprou os direitos de transmissão. A competição também pode ser assistida gratuitamente pelo Youtube, através do novo canal GOAT.
Em princípio, são dois interesses do país em organizar uma liga bilionária de futebol: tornar a ditadura saudita mais simpática aos olhos do mundo e pleitear a Copa do Mundo FIFA de 2030 ou 2034.
O Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita é o maior investidor da liga. O Pif comprou quatro grandes clubes do país: Al-Hilal, Al-Nassr, Al-Ittihad e Al-Ahli. Dono de 75% de cada um deles, iniciou o aporte de dinheiro, destinado a fazer contratações para todos.
De acordo com reportagem do jornal O GLOBO, o Al-Hilal é o principal time da liga: Tetracampeão da Ásia e o maior campeão saudita, com 18 títulos. O clube, que derrotou o Flamengo na semifinal do Mundial de Clubes em fevereiro, conta com o técnico Jorge Jesus, Michael, Marega, Koulibaly, Rúben Neves e Malcom.
Mas, o time que tem chamado mais a atenção do mundo é o Al-Nassr, de Cristiano Ronaldo. O clube, que ainda não conquistou título na Ásia, ainda terá nessa temporada Mané, Anderson Talisca, Brozovic, Fofana e Alex Telles. O técnico é o português Luís Castro, que comandou o Botafogo no primeiro turno do Brasileirão.
Curiosidade
Traduzidos para a língua portuguesa, veja o que significa os nomes de alguns dos principais times da liga:
Al-Hilal = a Lua Crescente
Al-Ahli = o Nacional
Al-Nassr = a Vitória
Al-Ittihad = a União
Confira AQUI a tebela da Saudi Pro League
Mais informações: SPL