A fase de classificação (grupos) da SÉRIE D do Campeonato Brasileiro terminou neste fim de semana com 32 equipes, de um total de 64, classificados para a próxima fase – mata-mata.
Entre os classificados, clubes tradicionais no cenário nacional reapareceram, como: Nacional/AM, Tuna Luso/PA, Maranhão/MA, Ferroviário/CE, Operário/MT, Brasiliense/DF, Inter de Limeira/SP, Ferroviária/SP e Brasil de Pelotas/RS.
Por outro lado, outros clubes também com camisas pesadas em suas regiões e centenários amargaram a eliminação, casos do Santa Cruz/PE, Campinense/PB, Sergipe/SE, Santo André/SP, XV de Piracicaba/SP, Operário/MS e Novo Hamburgo/RS.
Confira os classificados grupo por grupo:
Grupo A1
Os quatro times do primeiro grupo que garantiram a classificação foram: Nacional (AM), em primeiro lugar com 30 pontos, Tuna Luso (PA), em segundo com 28 pontos, Águia de Marabá (PA), em terceiro com 24 pontos, e Princesa de Solimões (AM), em quarto com 19 pontos.
Grupo A2
A primeira vaga conquistada no grupo A2 foi do Ferroviário (CE), maior pontuador da Primeira Fase com 36 pontos. Atlético Cearense (CE), com 23 pontos, Maranhão (MA), com 21, e Parnahyba (PI), com 17, foram as outras equipes que confirmaram a classificação.
Grupo A3
Sousa (PB), em primeiro do grupo com 26 pontos, Nacional (PB), em segundo com 24, Potiguar (RN), em terceiro com 23, e Pacajus (CE), em quarto com 22 pontos foram os clubes, da chave A3, classificados para a Segunda Fase do Brasileirão Série D.
Grupo A4
Retrô (PE), Bahia de Feira (BA), Asa (AL) e Falcon (SE), foram os quatro clubes da chave A4 com vaga na próxima etapa da competição. Os times ficaram, respectivamente, com 26, 21, 19 e 19 pontos.
Grupo A5
Invicto, o Ceilândia (DF), garantiu a classificação em primeiro do grupo A5 com 28 pontos. Com 25 pontos conquistados, o Anápolis (GO) foi o segundo da chave. Operário (MT) foi o terceiro com 24 pontos e o Brasiliense (DF) o quarto também com 24 pontos.
Grupo A6
Os quatro times do sexto grupo que garantiram a classificação foram: Atlhetic (MG), em primeiro lugar com 29 pontos, Portuguesa (RJ), em segundo com 29, Democrata (MG), em terceiro com 25, e Vitória (ES), em quarto com 20 pontos.
Grupo A7
A primeira vaga conquistada no grupo A7 foi do Patrocinense (MG), com 24 pontos. Maringá (PR), com 24 pontos, Inter de Limeira (SP), com 22, e Ferroviária (SP), com 20, foram as outras equipes que confirmaram a classificação.
Grupo A8
Hercílio Luz (SC), em primeiro do grupo com 29 pontos, Caxias (RS), em segundo com 23, Camboriú (SC), em terceiro com 22, e Brasil (RS), em quarto com 20 pontos foram os times, do grupo A8, classificados para a Segunda Fase do Brasileirão Série D.