Breve história da Copa do Mundo FIFA Feminino

FOTO: Thais Magalhães | CBF

A Copa do Mundo FIFA Feminino é uma competição de futebol que reúne seleções nacionais femininas de diversos países. Desde sua primeira edição, realizada em 1991, até os dias atuais, o torneio tem se tornado uma celebração do talento e da paixão das mulheres pelo futebol.

1991 – China
A primeira Copa do Mundo Feminina ocorreu na China, com a participação de 12 equipes. Os Estados Unidos sagraram-se campeões ao vencerem a Noruega na final, realizada em Guangzhou, pelo placar de 2 a 1.

1995 – Suécia
A segunda edição do torneio foi realizada na Suécia, com a participação de 12 seleções. A Noruega se consagrou campeã ao derrotar a Alemanha por 2 a 0 na final, disputada em Estocolmo.

1999 – Estados Unidos
Os Estados Unidos sediaram a terceira edição da Copa do Mundo Feminina, que contou com 16 equipes. A final, realizada no Rose Bowl, em Pasadena, ficou marcada pela vitória das anfitriãs sobre a China nos pênaltis, após um empate em 0 a 0 no tempo regulamentar e na prorrogação.

2003 – Estados Unidos
Pela segunda vez consecutiva, os Estados Unidos foram o país anfitrião do torneio. Dessa vez, a Alemanha conquistou o título ao vencer a Suécia por 2 a 1 na final, disputada em Carson.

2007 – China
A Copa do Mundo Feminina retornou à China em sua quinta edição. A Alemanha sagrou-se campeã novamente ao derrotar o Brasil por 2 a 0 na final, realizada em Xangai.

2011 – Alemanha
A Alemanha sediou a competição pela segunda vez. O Japão surpreendeu ao vencer os Estados Unidos nos pênaltis na final, após um empate por 2 a 2 no tempo regulamentar e na prorrogação, conquistando seu primeiro título mundial.

2015 – Canadá
O Canadá recebeu a Copa do Mundo Feminina, que contou com a participação de 24 seleções. Os Estados Unidos foram as grandes campeãs ao vencerem o Japão por 5 a 2 na final, realizada em Vancouver.

2019 – França
A oitava edição do torneio aconteceu na França, com a participação de 24 equipes. Mais uma vez, os Estados Unidos se sagraram campeões ao derrotarem a Holanda por 2 a 0 na final, disputada em Lyon.

A Copa do Mundo Feminina tem se expandido e ganhado cada vez mais visibilidade, aumentando o interesse e o apoio ao futebol feminino em todo o mundo.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *