O Comitê Olímpico do Brasil (COB) fez história na sexta-feira (30), durante o evento de lançamento oficial do seu Programa de Sustentabilidade. Isso porque o Presidente Paulo Wanderley assinou o compromisso com o Sports for Nature – S4N (Esporte pela Natureza, em português), o que torna o COB signatário do tratado a partir de julho deste ano.
Desta maneira, a exemplo do que já ocorreu com o Sports for Climate Action – S4CA (Esporte pela ação climática), em 2020, a entidade é o primeiro comitê das Américas a assumir esse novo acordo.
“Todas as empresas socialmente responsáveis têm a sustentabilidade como uma premissa, e o segmento esportivo também deve acompanhar este caminho. Por isso, o COB incluiu a Sustentabilidade como um objetivo do Mapa Estratégico. Um dos princípios do Olimpismo é tornar o mundo um lugar melhor por meio do esporte e, por isso, é imprescindível ter responsabilidade com o planeta”, disse o Presidente Paulo Wanderley.
“Este evento marca o lançamento do Programa de Sustentabilidade para os colaboradores do COB. Mas, este trabalho não começou hoje. Ele vem sendo desenvolvido há cerca de três anos e é fruto de muita reflexão, além da colaboração de muitas áreas. Assumimos um compromisso junto ao Comitê Olímpico Internacional de redução drástica das nossas emissões de gases de efeito estufa”, completou.
O Esporte pela Natureza foi capitaneado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), junto à União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN) e Convenção Internacional da Diversidade Biológica (CDB-ONU), e prevê que as organizações esportivas signatárias se comprometam a alinhar as suas atividades e operações com ações que contribuam com a diminuição de impactos ao ambiente e para a preservação da natureza.
Em 2020, o COB já havia assinado o Esporte pela ação climática, comprometendo-se em diminuir ou compensar 50% das suas emissões de gases de efeito estufa até 2030 e zerar suas emissões até 2040. Esse compromisso norteou internamente a criação do Programa de Sustentabilidade da entidade.
O evento desta sexta-feira também contou com o anúncio do lançamento do curso “Sustentabilidade no Esporte e na Vida”, que em breve será disponibilizado na plataforma online do Transforma/COB para todos os colaboradores, além de uma palestra de apresentação e engajamento sobre a temática da sustentabilidade, ministrada pelo professor Rodrigo Rodrigues, especialista em educação ambiental e embaixador do Programa Transforma, do COB.
O Programa de Sustentabilidade do COB também conta com o apoio de alguns dos principais atletas olímpicos do país. Ana Marcela Cunha (natação em águas abertas), Martine Grael e Kahena Kunze (vela), Richarlison (futebol), Rebeca Andrade (ginástica), Rayssa Leal (skate) e Nicole Silveira (skeleton) estão entre eles, que inclusive fazem parte de modalidades envolvidas diretamente com a sustentabilidade, além de outras importantes questões socioambientais.