Apaixonado por futebol e pelo ABC, o jornalista potiguar e advogado, Kolber Luna, postou no seu Instagram um resumo sobre os duelos entre ABC e Grêmio, que jogam nesta quinta-feira (13), às 21h30, pelo jogo de ida da 3ª fase da Copa do Brasil.
Confira o relato:
ABC x Grêmio 1972
“Vou trazer algumas informações sobre os três jogos anteriores entre ABC x Grêmio na história das duas equipes.
O primeiro em 27.09.1972, no velho Castelão, empate em 1×1, com gols de Carlinhos (GRE) e Libânio (ABC).
O ABC jogou com Tião; Sabará, Edson, Quelé e Anchieta; Maranhão, Nilson Andrade e Alberi; Libânio, Petinha (Everaldo) e Soares (Danilo Menezes). Técnico: Célio de Souza.
O Grêmio com Jair; Valdir Espinosa, Beto Bacamarte, Ancheta e Everaldo; Carlos Alberto, Negreiros e Lairton; Carlinhos, Oberti e Loivo. Técnico: Daltro Menezes.
Daquele time gaúcho, Espinosa se tornou técnico renomado, sendo campeão mundial pelo Grêmio, em 1983; Ancheta e Everaldo jogaram a Copa do Mundo/1970 como titulares do Uruguai e do Brasil, respectivamente; Beto Bacamarte foi escolhido o Bola de Prata/1972 como quarto-zagueiro.
O goleiro Jair e o meia Carlos Alberto, em 1975, fizeram parte do time do Santa Cruz/PE, que fez história e disputou a semifinal do Campeonato Nacional. Carlinhos fazia sua sexta partida pelo clube e marcou seu segundo gol (fez 16 gols em 93 partidas).
Loivo é o sexto maior artilheiro do Grêmio com 74 gols, mesmo número de Renato Gaúcho, hoje treinador. O argentino Obberti é o segundo maior goleador estrangeiro do Grêmio (35), atrás apenas do também argentino Hernán Barcos (36).
Ainda em 1972, Alberi (ABC) também ganhou a Bola de Prata como centroavante, sendo, até hoje, o primeiro e único a vencer o prêmio dado pela Revista Placar atuando por um time do RN
ABC x Grêmio 1999
Em 1999, os times se encontraram duas vezes pela Copa do Brasil. Em Natal (03.03), derrota do ABC por 2×1, com gols de Palhinha e Walmir para os gaúchos e Théo (ABC).
O ABC jogou com Schumacher; Jamur (Everton), Marcão, Mario Cesar e Quinho; Ivanildo, Evandro (Théo), Humberto e Tecy (Jorginho); Sérgio Alves e Robgol. Técnico: Ferdinando Teixeira.
O Grêmio jogou com Danrlei; Walmir, Rodrigo Costa, Scheidt e Roger Machado; Fabinho, Goiano, Itaqui e Palhinha (Otacílio); Zé Alcino (Agnaldo) e Macedo (Ronaldo Alves). Técnico: Celso Roth
Em Porto Alegre (08.03), empate em 3×3, com três gols de Robgol para o ABC e Palhinha, Macedo e Agnaldo, para o Grêmio.
O tricolor gaúcho jogou com Danrlei; Itaqui, Rodrigo Costa, Scheidt e Roger Machado; Otacílio (Zé Afonso), Goiano e Palhinha (Ronaldinho Gaúcho); Arilson (Robert), Macedo e Agnaldo. Técnico: Celso Roth.
O ABC jogou com Schumacher; Humberto, Marcão, Mario Cesar e Quinho; Ivanildo, Evandro e Tecy (Wanderley, depois Rau); Théo (Rincón), Sérgio Alves e Robgol. Técnico: Ferdinando Teixeira.
Do time gaúcho, Danrlei, Roger Machado e Arilson chegaram à Seleção Brasileira.Ronaldinho Gaúcho foi campeão mundial em 2002 e ganhou a Bola de Ouro, em 2005. Roger Machado é, atualmente, treinador de futebol.
Naquele ano o Grêmio caiu nas oitavas-de-final da competição para o Flamengo.
Uma coincidência entre os encontros de 1972 e de 2023 é a presença de estrangeiros no Grêmio. Em 1972, havia o uruguaio Ancheta e o argentino Obberti. Em 2023, possui os argentinos Kanneman e Cristaldo, os uruguaios Luis Suarez e Carballo e o paraguaio Villasanti.
KOLBER LUNA
@kolluna
5 Responses
Kolberg dando um “banho” sobre futebol.
Goleada de informações não só sobre o potiguar, mas sobre o futebol brasileiro como um todo.
Parabéns MESTRE.
Parabéns, já pode escrever coluna esportiva e ser comentarista de futebol.
Excelente meu amigo! Parabéns
Parabéns a esse grande advogado e jornalista esportivo e amigo Kolberg, sempre nos enchendo de detalhes futebolisticos e emocionantes.
Muito bom meu amigo,parabéns!!!