Depois de aprovar 26 convocados por Seleção – antes eram 23 -, a FIFA anunciou uma nova tecnologia para assessorar o Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) na Copa do Catar, que será realiza entre 21 de novembro e 18 de dezembro deste ano.
A solução – com tecnologia semiautomática de impedimento (SAOT) – é capaz de tirar dúvidas de impedimento com uma velocidade e precisão inimagináveis há menos de uma década. Uma revolução na arbitragem.
https://twitter.com/fifamedia/status/1542780113103757313?s=20&t=iZTK8UGXaK9TzkyZ8nS_Ug
Os torcedores também vão poder ver o resultado em animações 3D, quando as decisões do VAR forem explicadas nos telões dos estádios.
Para que a tecnologia funcione sem sobressaltos, 12 câmeras serão instaladas estrategicamente ao redor dos estádios e as bolas vão ter um chip. O sistema rastreia a bola e até 29 pontos de dados de cada jogador, 50 vezes por segundo, calculando a posição exata em campo.
Com a nova tecnologia, o objetivo da FIFA é reduzir as decisões contínuas do Árbitro Assistente de Vídeo (VAR) em análises sobre impedimento e o tempo necessário para verificações.