O segmento de Esportes e Lazer foi o que apresentou o maior número de pedidos na Semana do Consumidor (13 a 19 de março), conforme revela um levantamento da base de clientes da SmartHint, maior e mais utilizado sistema de busca inteligente e recomendação para e-commerce da América Latina.
O segmento mais buscado teve 166.182 mil novos pedidos no comparativo com a semana anterior, o que remete a um crescimento de 155,54%.
O segundo lugar mais buscado pelos consumidores na plataforma da SmartHint foi o de Pet Shop, com 142,53% de crescimento, representados por 3.911 pedidos a mais.
Os dados são baseados nos clientes que possuem a ferramenta da empresa, e revelam um crescimento de 23% no faturamento total de uma semana para outra.
O número de visitantes na plataforma também cresceu 32,47%, enquanto a taxa de conversão teve um aumento 4,39%.
Esse cenário de oportunidades deve ser visto de forma bem estratégica pelos varejistas, pois, segundo dados da Ebit Nielsen, o período representa 34% de todo o faturamento anual dos e-commerces e lojas virtuais.
Para Rodrigo Schiavini, diretor de negócios da SmartHint, os números mostram o quanto as datas comemorativas movimentam o comércio e são uma ótima oportunidade de melhorar as vendas.
“Datas sazonais trazem sempre boas chances de alavancar as vendas, mas os varejistas devem preparar seu comércio bem antes para não serem pegos de surpresa pela falta de experiência e planejamento. Ser estratégico e pensar em proporcionar ao cliente uma boa experiência de compras é fundamental para escolher as principais ferramentas que serão utilizadas, atraindo e fidelizando os consumidores como consequência”, afirma o executivo.