Fortaleza sedia Copa das Federações em novembro

FOTO: Reprodução

Fortaleza será palco de um dos maiores torneios de Beach Tennis do Brasil. De 15 a 18 de novembro, a capital cearense receberá a Copa das Federações, no Aterro da Praia de Iracema.

A confirmação veio nesta segunda-feira, após a assinatura do termo de cooperação entre os presidentes da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp, e o presidente da Federação Cearense de Tênis (FCTBT), Rudinei Moreira.

Com o anúncio, o evento acontecerá de forma inédita na região Nordeste.

“Um dos motes da nossa gestão frente à CBT é capilarizar todas as modalidades que administramos, pelas diversas regiões do Brasil. Com o Beach Tennis não é diferente. Além da grande quantidade de torneios internacionais que estamos realizando, a Copa Das Federações passa a ser realizada na região nordeste, pela primeira vez. A CBT agradece a parceria com a Federação Catarinense, na qual promovemos com excelência, em conjunto, a Copa nos últimos anos. Agora a Federação Cearense assume a frente para realizarmos um evento inesquecível em 2023.”, afirmou Westrupp.

A novidade não fica apenas por conta do local do torneio. Com a criação da federação de Roraima no último ano, a expectativa é de que, pela primeira vez, todos os estados estejam representados na capital cearense, com o evento podendo receber até 1.500 atletas.

Com mais de 150 arenas em todo o Estado do Ceará, Moreira comentou que a cidade está preparada para receber a Copa das Federações e ainda completou que a alternância das sedes só oferece benefícios para a modalidade na região Nordeste.

“Não existe forma melhor de engajar novos e antigos atletas do que levar as principais competições até eles. A CBT tem seguido esse caminho e demonstrado competência nas relações com todas as entidades filiadas.”

Formato

Cada estado pode inscrever até oito equipes, uma para cada modalidade: Profissional, Amador A, Amador B, Amador C, Sub-14, Sub-18, +40 e +50.

Disputadas no formato eliminatório, as equipes jogam partidas pelas duplas femininas, masculinas e mistas. Vence o duelo quem conquistar duas vitórias.

O título de campeão geral é conquistado pela federação que apresentar melhor desempenho em todas as categorias, somando mais pontos.

Até hoje, a Federação Gaúcha é a maior vencedora do evento, com três títulos (2016, 2018 e 2019), a Federação Paulista vem em seguida com dois (2017 e 2021) e o Paraná tem um (2022).

No ano da estreia da competição não teve campeão geral e, em 2020, não houve disputa por conta da pandemia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *