Depois de nove dias de disputas no salão de eventos do hotel Jangadeiro, no Recife-PE, foram conhecidos os campeões brasileiros de xadrez de 2022. No absoluto, o campeão foi o GM Alexandr Fier, enquanto que no feminino o título ficou com a FM Juliana Terao. Além da premiação em dinheiro e troféus, os dois vencedores garantiram vaga na seleção olímpica de 2024.
O vice-campeão brasileiro no absoluto foi o GM Yago Santiago e o terceiro lugar do IM Roberto Molina. Pelo feminino, a NM Ellen Larissa Bail conquistou o segundo lugar e a WIM Kathiê Librelato a terceira colocação. Com mais de 150 participantes de todas as regiões do Brasil, o presidente da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, elogiou o desempenho dos atletas.
“O nível técnico foi excelente com a participação dos três primeiros colocados de 2021 tanto no feminino quanto no absoluto, merecendo uma divulgação na página principal do site da Federação Internacional de Xadrez”, revelou o dirigente que também destacou a organização do evento.
“A organização da competição foi bastante elogiada, inclusive com transmissão de imagens em alta qualidade, assim como foi no FENAC & FENAJ 2022, e autorizada reprodução para alguns canais, em especial ao Raffael Chess, que atingiu em alguns dias mais de 45 mil visualizações”, disse Igor.
Para 2023, a Confederação Brasileira de Xadrez projeta uma competição ainda mais grandiosa, uma vez que serão definidas mais três vagas paras as equipes olímpicas de 2024. A 88ª edição do Campeonato Brasileiro Absoluto e 61º Feminino foi promovido pela CBX em parceria com Federação Pernambucana de Xadrez (FPEX), tendo como responsável pela organização e direção o MN Rodrigo Yoshio.
Classificação
88º Campeonato Brasileiro Absoluto de Xadrez
1º GM Alexandr Fier – 9,5 pontos/11 partidas
2º GM Yago Santiago – 9,0 pontos/11 partidas
3º IM Roberto Molina – 9,0 pontos/11 partidas
61º Campeonato Brasileiro Feminino de Xadrez
1ª FM Juliana Terao – 9,0 pontos/ 9 partidas
2ª NM Ellen Larissa Bail – 7,0 pontos/9 partidas
3ª WIM Kathiê Librelato – 6,5 pontos/9 partidas