Brasil olímpico evolui em relação à Tóquio 2020

FOTO: Ricardo Bufolin | CBG

Um ano vitorioso, repleto de conquistas importantes. Assim pode ser definido o 2022 dos atletas que representam o Comitê Olímpico do Brasil nas principais competições do calendário internacional. E os números comprovam esse sucesso: ao todo, foram 23 medalhas nos Campeonatos Mundiais, considerando as provas que estão no programa de Paris 2024.

“O objetivo é sempre melhorar o desempenho do Brasil a cada ciclo olímpico. E o COB fica satisfeito em ver que o investimento feito tem se refletido em resultados expressivos dos atletas brasileiros. Temos a certeza de que estamos no caminho certo para mais uma boa campanha nos Jogos Olímpicos”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

A conta inclui sete medalhas de ouro, seis de prata e outras dez de bronze. Um desempenho que mostra evolução comparado com os Jogos Olímpicos Tóquio 2020, como explica Ney Wilson, diretor de alto rendimento de COB.

“Em Tóquio conquistamos 21 medalhas no quadro geral. Este ano, comparando com as provas olímpicas em Campeonatos Mundiais, tivemos 23. Então é possível dizer que houve uma evolução no todo. Se fosse em Jogos Olímpicos isso nos colocaria na 11ª colocação, ou seja, subiríamos mais uma posição no quadro geral de medalhas”, disse ele.

A modalidade que mais deu medalhas e ouros ao Brasil em Mundiais em 2022 foi o Judô. Rafaela Silva (-57kg) e Mayra Aguiar (-78kg) brilharam no Uzbequistão e garantiram o títulos nas duas categorias. Beatriz Souza, prata na categoria +78kg, e Daniel Cargnin, bronze na até 73kg, foram os outros judocas que subiram no pódio.

Já Rebeca Andrade foi a única atleta que conseguiu duas medalhas na mesma competição, ao ficar com o ouro no individual geral e o bronze no solo do Mundial de Ginástica Artística em Liverpool, na Inglaterra.

Os outros ouros foram conquistados por Ana Patrícia e Duda, no vôlei de praia, Filipe Toledo, no surfe, Alison dos Santos, nos 400m com barreiras no atletismo, e Rayssa Leal, no skate.

Vale lembrar que, além das 23 medalhas obtidas em 2022, muitos outros atletas e equipes do Time Brasil tiveram resultados e colocações expressivas nos Mundiais. Foram sete quartos lugares e outros 13 quintos lugares nas competições.

Confira abaixo todas as medalhas do Time Brasil em Mundiais em 2022:

Medalhas de ouro

Alison dos Santos – 400m com barreiras

Ana Patrícia/Duda – Vôlei de praia

Filipe Toledo – Surf

Mayra Aguiar- Judô (categoria até 78kg)

Rafaela Silva – Judô (categoria até 57kg)

Rayssa Leal – Skate street

Rebeca Andrade – Ginástica artística (individual geral)

 

Medalhas de prata

Beatriz Souza – judô (categoria + 100kg)

Bia Ferreira – Boxe (categoria até 60kg)

Isaquias Queiroz – Canoagem velocidade (categoria C1 1000m)

Ítalo Ferreira – Surfe

Vitor/Renato – Vôlei de praia

Vôlei feminino

 

Medalhas de bronze

Ana Marcela Cunha – Águas abertas (prova de 10km)

André/George – Vôlei de praia

Arthur Nory – Ginástica artística (barra)

Daniel Cargnin – Judô (categoria até 73kg)

Guilherme Costa – Natação (400m livre)

Luiz Francisco Mariano – Skate park

Letícia Oro – Salto em distância

Milena Titoneli – Taekwondo (categoria até 67kg)

Rebeca Andrade – Ginástica artística (solo)

Vôlei masculino

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *