Está rolando na Antuérpia, Bélgica, o Campeonato Mundial de Basquete 3×3, modalidade que foi incluída no programa olímpico nas últimas Olimpíadas, em Tóquio. Todas as partidas das seleções brasileiras, masculina e feminina, terão transmissão ao vivo no sportv.
A seleção masculina de basquete 3×3 estreou nesta terça-feira (21) no Mundial da modalidade, que é disputado na Antuérpia (Bélgica). Neste primeiro dia de partidas, o Brasil perdeu de Porto Rico por 20 a 16, mas derrotou a França por 16 a 15 em seu segundo compromisso do dia.
Os homens voltam à quadra na próxima quinta-feira (23), quando mede forças com a Sérvia e com a Nova Zelândia.
“Após uma viagem longa conseguimos fazer bons jogos logo no primeiro dia de competição, perdendo por apenas quatro pontos de Porto Rico, uma equipe campeã de WT em 2021, e vencendo a França, devolvendo a derrota no Pré-Olímpico no ano passado. Seguimos para o segundo dia com grandes chances de classificação para a fase final, e agora já sabendo como jogam nossos adversários”, disse o técnico da seleção brasileira masculina, Luca Carvalho.
O Brasil masculino está no Grupo A, com França, Nova Zelândia, Porto Rico e Sérvia. Todos se enfrentam dentro da mesma chave. O primeiro colocado avança direto para as quartas de final. E o segundo e terceiro vão para as oitavas de final.
Estreia do Feminino
O time feminino estreou nesta quarta-feira (22), com dois jogos quase em sequência. Vitória sobre a Áustria por 16 a 14 e derrota para a favorita França: 22 a 11. As meninas estão no Grupo B, com EUA, França, Nova Zelândia e Áustria. Apenas o primeiro colocado avança direto para as quartas de final, e o segundo e terceiro se classificam para as oitavas de final da competição.
Forma de disputa
A equipe é composta por 4 jogadores, sendo 3 em quadra e 1 no banco. Todas as regras do basquete se aplicam. A principal diferença é a partida sendo realizada em meia quadra. Outra característica é a necessidade de sair da linha de 3 pontos a cada nova posse de bola, que tem o tempo máximo de 12 segundos.
SELEÇÃO FEMININA
Vanessa Sassá (AD Santo André)
Vitória Marcelino (Unisociesc/Blumenau)
Gabriela Guimarães (Sampaio Basquete)
Luana Batista (Unisociesc/Blumenau)
22 de junho (quarta-feira)
Brasil 16 x 14 Áustria
Brasil 23 x 11 França
24 de junho (sexta-feira)
7h20 – Brasil x Estados Unidos
9h25 – Brasil x Nova Zelândia
SELEÇÃO MASCULINA
Wil Weihermann (Academia do Esporte)
Fabrício Veríssimo (Sodiê Salgados/LSB/Mesquita)
Renato Scholz (Academia do Esporte)
André Ferros (São Paulo DC)
21 de junho (terça-feira)
Brasil 16 x 20 Porto Rico
Brasil 16 x 15 França
23 de junho (quinta-feira)
7h20 – Brasil x Sérvia
10h20 – Brasil x Nova Zelândia