Noves fora os esportes e ligas dos Estados Unidos, considerados os reis do marketing esportivo, as Olimpíadas e a Copa do Mundo de Futebol são considerados o ápice da propaganda esportiva.
A pouco menos de 2 meses para a Copa do Catar, as marcas já começam a divulgar conteúdos publicitários atrelados ao Mundial da FIFA em todas as mídias.
Porém, todo cuidado é pouco na hora de publicar qualquer conteúdo de marketing sobre a Copa para não violar os direitos de propriedade da FIFA (e até da CBF) e acabar tomando um gol contra (um processo).
Toda marca deve ficar atenta às regras prés-estabelecidas, como: nomes, símbolos e até fontes, que podem ser de uso exclusivo da FIFA.
Veja o Guia de Propriedade Intelectual da FIFA:
Confira alguns itens que só podem ser usados comercialmente pela FIFA:
“Copa do Mundo FIFA Qatar 2022™”;
“Copa do Mundo FIFA™”;
“FIFA”;
“Copa do Mundo” ou “Copa do Mundo 2022”;
“Copa Mundial” ou “Mundial”;
“Qatar 2022™” ou “Catar 2022™”;
emblema, slogan ou pôster oficial;
imagem ou nome do mascote oficial;
imagem do troféu oficial;
marcas e logos da FIFA;
fonte oficial do evento.
No final, o que vale mesmo é a critividade na hora de criar campanhas usando a Copa do Mundo como tema.
Dica: usar referências mais suaves, como elementos que remetam ao futebol, cores e bandeiras das seleções, elementos do país sede e até termos futebolísticos, que são bem conhecidos no Brasil.