AmeriCup em Recife: Brasil estreia contra o Canadá

FOTO: Reprodução | Twitter CBB

Em busca de um novo espaço na elite mundial, a Seleção Brasileira de Basquete Masculino estreia nesta sexta-feira (02/09), às 20h10 (hora de Brasília), no AmeriCup, no Ginásio Geraldo Magalhães, em Recife, contra o Canadá. O jogo tem transmissão do Sportv.

O Brasil está no Grupo A da Copa América de Basquete Masculino ao lado de Canadá, Uruguai e Colômbia. No sábado (03/09), no memso horário (20h10), será a vez da Colômbia. O time do técnico Gustavo Conti encerra a primeira fase do torneio sul-americano na segunda (05/09), também às 20h10, diante do Uruguai.

São três grupos com quatro equipes em cada. Os dois primeiros avançam de fase, além dos dois melhores terceiros colocados. As quartas de final serão na próxima quinta-feira (08/09).

As semifinais ocorrerão no dia 10/09, um sábado. A disputa pelo terceiro lugar (17h10) e a decisão (20h40) serão no dia seguinte, um domingo. As sete melhores seleções se classificam para os Jogos Pan-Americanos de Santiago (Chile), em 2023.

Leia mais aqui: Recife recebe o melhor basquete das Américas

Brasil tenta voltar ao topo

Nas edições seguintes, a seleção, que não conquista o torneio desde 2009, fez campanhas pífias. Em 2013 (Venezuela) e 2015 (México), os brasileiros ficaram em nono lugar, entre dez participantes.

Na última Copa América, em 2017, disputada em territórios argentino, colombiano e uruguaio, a décima posição (entre 12 times), com um grupo reformulado em relação ao da Olimpíada do Rio de Janeiro, um ano antes, custou o lugar no Pan de Lima (Peru), em 2019, algo inédito.

Atuais campeões e maiores vencedores da AmeriCup, com sete títulos, os Estados Unidos despontam novamente como principais favoritos. A equipe, que figura no Grupo C, com México, Panamá e Venezuela, é composta, principalmente, por atletas da G-League, que reúne jogadores pouco aproveitados ou sem espaço nos elencos principais da NBA.

Outra potência é a Argentina, vice na edição de 2017 e bicampeã do torneio. Os hermanos, que estão no Grupo B, com Ilhas Virgens, Porto Rico e República Dominicana, serão dirigidos por Pablo Prigioni.

https://twitter.com/basquetebrasil/status/1564720352193822720?s=20&t=PR0HkLZFz8xO3nYsOD96VA

Seleção Brasileira

Armadores: Yago Mateus (Ratio Ulm, da Alemanha), Marcelinho Huertas (Tenerife, da Espanha) e Rafa Luz (Andorra, da Espanha).

Alas/armadores: Georginho (Sesi Franca) e Vitor Benite (Gran Canária, da Espanha).

Alas: Didi Louzada (Portland Trail Blazers, dos Estados Unidos) e Léo Mendl (Urban Transylvania, da Romênia).

Alas/pivôs: Rafa Mineiro (Flamengo) e Lucas Dias (Sesi Franca).

Pivôs: Lucas Mariano (Sesi Franca), Augusto Lima (Unicaja Málaga, da Espanha) e Cristiano Felício (Granada, da Espanha).

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *