Os Jerninhos de 2022, competição escolar que reúne alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental, definiu os campeões da modalidade de xadrez. Os jogos organizados pela Codesp/SEEC em parceria com a Federação Norte-rio-grandense de Xadrez (FNX) contaram com a participação de mais de 100 inscritos nas categorias I e II, dos naipes masculino e feminino.
O atleta campeão na categoria I (7 e 8 anos), masculino, foi Máximo Ian Farias de Macedo, do colégio Nossa Senhora das Neves. João Lucas Lima dos Santos, do SESC de Macaíba, ficou em segundo, enquanto Henrique Câmara Varela de Medeiros, do CEI Romualdo, conquistou o terceiro lugar. No feminino, Maria Beatriz de Araújo (Neves) ganhou a medalha de ouro, a vice-campeã foi Nicole Rocha Alves (Over) e Maiza Lima Castromil (Ebenezer-Macaíba) ficou com o bronze.
Na categoria II (9 e 10 anos), masculino, o campeão e o vice foram os irmãos Christophe Felipe Costa e Christian Andriel Costa, da Escola Municipal José Pinheiro Borges, de Macaíba. O terceiro lugar ficou com Bernardo Mendes da Silva Pacheco (CEI Capim Macio). No feminino, a campeã foi Marina Fernandes Medeiros Farkatt (Marista) e a vice Lynn Rodrigues Ramalho Coentro (Ebenezer). Carol Cavalcante de Farias (Ciências Aplicadas) ficou com a medalha de bronze.
O xadrez dos Jerninhos 2022 ficou marcado pelo grande número de participantes, mostrando que as escolas e a FNX estão trabalhando pelo fortalecimento da base. “A participação foi acima do esperado com mais de 100 inscritos em nosso principal público que é a base, vislumbrando inclusive que o Rio Grande do Norte terá uma delegação numerosa no próximo Festival Nacional da Criança de 2023”, disse a coordenadora da modalidade, Maíce Bárbara Macedo.