A Agafuc (Associação Gaúcha de Futsal para Cegos) reafirmou sua hegemonia nacional ao conquistar, nesta sexta-feira (12), o oitavo título do Campeonato Brasileiro de Futebol de Cegos – Série A, tornando-se a maior vencedora da história da competição. A vitória veio diante do Corinthians, nos pênaltis (2 a 1), após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, em partida disputada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, com transmissão ao vivo do SporTV.
Com a conquista, os gaúchos ultrapassaram o Instituto de Cegos da Bahia (ICB), que soma sete troféus, e assumiram de forma isolada o topo do ranking de títulos nacionais desde a criação do campeonato em 1986 — o torneio passou a ser organizado pela Confederação Brasileira de Desportos de Deficientes Visuais (CBDV) em 2011.
Decisivo, o goleiro Luan brilhou nas penalidades ao defender a cobrança de Maicon, enquanto Tiago Paraná desperdiçou a última tentativa corintiana. Pela AGAFUC, Gabriel e Nonato converteram suas cobranças. O gol no tempo normal foi marcado por Ricardinho, que empatou o jogo após Tiago Paraná abrir o placar para o Corinthians.
“A AGAFUC sempre chega porque tem uma equipe boa, mas também porque tem uma mentalidade de campeã. Hoje, sem discussão, é o maior time do Brasil. Oito títulos nacionais provam isso”, destacou Ricardinho, referência da equipe e autor do gol que levou a final para os pênaltis.
Sob o comando do técnico Rafael Astrada, presente em todas as oito conquistas, a AGAFUC teve campanha invicta nesta edição: três vitórias na fase de grupos, triunfo por 3 a 1 sobre o Instituto Nova Visão (INV) nas quartas de final, goleada de 4 a 0 sobre a AMC (Associação Mato-Grossense de Cegos) na semifinal e a histórica vitória diante do Corinthians na decisão.
No total, foram 18 gols marcados e apenas três sofridos. Além do título coletivo, a equipe também dominou as premiações individuais do campeonato:
• Artilheiro: Nonato (11 gols)
• Melhor Atleta Sub-23: Gabriel Penedo
• Melhor Goleiro: Luan
“Tornar-se a maior equipe do Brasil com oito títulos é uma emoção indescritível. Essa vitória coroa anos de trabalho e dedicação, de um grupo que nunca deixou de acreditar”, celebrou o técnico Rafael Astrada.
A competição contou com 12 equipes e a participação de atletas de destaque mundial, vindos de Argentina, Colômbia, Costa Rica e Itália. Do time da Seleção Brasileira que conquistou o bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, nove dos dez medalhistas estiveram presentes.
Com mais essa conquista, a AGAFUC reforça seu papel de liderança e inspiração no esporte paralímpico brasileiro, levando o nome do Rio Grande do Sul ao topo do futebol de cegos.