O nadador Adenilson Duarte, atleta da Associação Esporte+, de Porto Alegre, encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Natação Virtus 2025, realizado no Centro Aquático da Universidade Assumption, na Tailândia, com um desempenho histórico: foram seis medalhas no total, sendo duas de ouro, duas de prata e duas de bronze.
A conquista mais expressiva veio nos 50M Livre (S14), em que Adenilson brilhou ao marcar 24s27, tempo que o consagrou como o nadador mais rápido do mundo em sua categoria. A segunda medalha dourada foi no revezamento 4x50M Livre, disputado com a Seleção Brasileira.
O atleta também garantiu duas pratas, nos 50M Borboleta e no Revezamento 4x50M Medley, além de dois bronzes, no Revezamento 4x100M Livre e 4x100M Medley.
“É um orgulho que não cabe no peito. Quem me conhece sabe por tudo que passo diariamente, das dificuldades do atleta. Tenho total apoio da minha equipe, a Esporte+, a estrutura do Clube Caixeiros Viajantes, mas nenhum patrocínio. São 30 claras de ovos por dia, porque suplementação normal de atleta eu não tenho condições. Mesmo assim, consegui chegar ao lugar mais alto do pódio e me tornar o nadador mais rápido do mundo na minha classe”, comemora Adenilson.
Com esse resultado, o atleta se consolida entre os grandes nomes da natação paralímpica internacional e reforça a importância da Associação Esporte+, que celebra ter em seu grupo um atleta que simboliza dedicação, superação e excelência esportiva.
“Estamos vivendo um sonho, o Adenilson veio de Natal (RN) ainda jovem, confiando e acreditando no nosso trabalho e estes resultados vieram para confirmar toda a dedicação da nossa equipe técnica, com trabalho muito sério e altamente profissional. Vamos comemorar muito ainda”, afirma a coordenadora da Esporte+, Fernanda Michalesen.
Sobre a competição
É a primeira vez que a Virtus (Associação Esportiva para Deficientes Intelectuais) organiza um Campeonato Mundial de Natação na Tailândia.
O evento conta com o apoio do Comitê Paralímpico da Tailândia e da Autoridade Esportiva da Tailândia.