O Brasil fez história nos Jogos Pan-Americanos Júnior de Assunção. Foram 175 medalhas, sendo 70 de ouro, superando a campanha de 2021 na última edição dos Jogos.
Os brasileiros conquistaram 158 medalhas: 99% delas vieram de atletas formados em Clubes. Uma verdadeira demonstração da força da base do nosso esporte.
O judô foi um show à parte: 15 medalhas, sendo 12 de ouro, com todos os convocados subindo ao pódio. Atletas de Clubes como Sogipa/RS, Grêmio Náutico União/RS, Esporte Clube Pinheiros/SP, Minas Tênis Clube/MG, Clube Paineiras do Morumby/SP, Sociedade Esportiva Palmeiras/SP, Associação Atlética Banco do Brasil Curitiba/PR, SESI/SP e Instituto Reação/RJ brilharam e garantiram uma campanha histórica.
A natação também superou Cali 2021, com 43 medalhas contra 40 da última edição. Destaque para Stephanie Balduccini, do Unisanta/SP, com 8 ouros, e para Stephan Steverinck, do Flamengo/RJ, Fernanda Celidonio, do Esporte Clube Pinheiros/SP, e Guilherme Caribé, do Unisanta/SP, cada um com 5 ouros conquistados.
Outras boas campanhas vieram com o Atletismo, que levou 17 medalhas e o Remo que conquistou 10. Assim como no Judô e na Natação, no Atletismo e no Remo todos os medalhistas são de Clubes formadores.