A Federação Internacional de Tênis (ITF) confirmou, nesta quarta-feira (21), Brasília como sede da segunda edição do ITF Sand Series Tour Finals, de 29 de novembro a 6 de dezembro, na Arena BRB Nilson Nelson, e com uma premiação recorde de US$125 mil, a maior já oferecida na história do Sand Series.
Após uma estreia de sucesso em 2024, Brasília volta a sediar o evento em duas quadras cobertas. A Arena BRB Nilson Nelson, com capacidade para 10 mil pessoas, e uma arena secundária, com espaço para 2 mil espectadores, localizada ao lado do Estádio Mané Garrincha, palco da Copa do Mundo FIFA de 2014. O complexo oferece uma estrutura de nível internacional tanto para os atletas quanto para o público.
Alexandre Farias, presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), comemorou a volta do Finals para Brasília. “É com grande orgulho que celebramos o Brasil, mais uma vez, como palco do Finals em Brasília. Nosso país tem sido um verdadeiro protagonista no cenário mundial do Beach Tennis, sediando três Sand Series, nove BT400, a Copa do Mundo e, agora, novamente, o Finals. Uma trajetória que fortalece nossa liderança na modalidade e confirma o Brasil como a casa do Beach Tennis mundial”, destacou.
O Brasil segue como referência mundial na modalidade, sendo sede de 13 dos 19 eventos de elite do calendário da ITF em 2025, incluindo três etapas da Sand Series e ITF Sand Series Tour Finals.
O ITF Sand Series Tour Final 2025
Ampliado de cinco para oito dias, o evento reunirá as oito melhores duplas masculinas e femininas da temporada, classificadas por meio do novo ranking “Race to Brasília”, lançado especialmente para a temporada 2025.
A grande novidade é a mudança no formato de classificação, que agora passa a ser por equipes e não mais individual. O novo sistema acompanha o desempenho das duplas ao longo da temporada, com base nos pontos conquistados em torneios BT400, eventos Sand Series e Campeonato Mundial. Os pontos seguem os mesmos critérios do ranking individual, mas são somados por dupla para determinar as melhores parcerias do ano. As oito duplas mais bem colocadas em cada categoria garantem vaga no Finals.
A competição começa com a fase de grupos no formato round-robin, seguida pelas fases eliminatórias. Ao final do torneio, conheceremos a melhor equipe do mundo na temporada 2025.
Paralelamente à disputa principal, o evento marca a estreia do New Wave, um torneio voltado para jovens talentos entre 17 e 21 anos. Realizado durante as Finais, o New Wave reforça o compromisso da ITF com a formação de novos atletas e o desenvolvimento do beach tennis a longo prazo, em uma iniciativa que também conta com o apoio da CBT para fortalecer as categorias de base.
“A ITF está muito feliz em retornar a Brasília para a segunda edição do ITF Sand Series Tour Finals, depois de um evento incrível em 2024. Estamos entusiasmados com o crescimento contínuo da competição, refletido no aumento de 25% da premiação, na ampliação da duração do torneio e na introdução do evento New Wave, que destaca jovens talentos. Agradecemos à CBT pelo excelente trabalho como anfitriã, bem como à Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal e aos organizadores locais pelo apoio contínuo e pela visão compartilhada para o futuro do Sand Series Tour”, afirmou Jackie Nesbitt, diretora executiva da ITF.