Dois dos principais eventos do calendário nacional de xadrez para jovens foram realizados com sucesso nas últimas semanas, reforçando o compromisso da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX) com o desenvolvimento da modalidade nas categorias de base.
O mês de maio marcou o cenário enxadrístico brasileiro com a realização dos dois maiores campeonatos de base do país: o Festival Nacional da Criança (FENAC 2025), sediado em Teresina (PI), e o Festival Nacional da Juventude (FENAJ 2025), que ocorreu em Florianópolis (SC). Juntos, os eventos reuniram centenas de enxadristas de diversas faixas etárias, promovendo disputas acirradas nos ritmos clássico, rápido e blitz.
No início do mês, Teresina recebeu pela primeira vez o FENAC, um marco importante para o desenvolvimento do xadrez no estado do Piauí. A competição reuniu crianças de até 12 anos, representantes de 19 estados, nas categorias Sub-6, Sub-8, Sub-10 e Sub-12, nos naipes absoluto e feminino.
Os destaques foram os campeões do estilo clássico, que garantiram vaga para o Campeonato Mundial. Entre eles: Sub-6: Samuel Mendonça (AM) e Sara Lima (PI) – faixa ainda sem mundial, Sub-8: Vitor Gabriel Felix (MS) e Fernanda Andrade Tonello (PR), Sub-10: Arthur Botezeli (RS) e Julia Neves de Araújo (MG) e Sub-12: Flora Ferreira (RJ) e Ricardo Chaves de Arruda (SP).
Na última semana, foi a vez de Florianópolis receber o FENAJ, voltado para as categorias Sub-14, Sub-16 e Sub-18 (o Sub-20 será realizado em data posterior). A competição teve duplo objetivo: além de coroar os campeões nacionais da juventude, também serviu como seletiva para o Sul-Americano, Pan-Americano e Mundial.
Os destaques do estilo clássico no FENAJ 2025 foram: Sub-14: Sophia Parisotto (SC) e Frederico Rodrigues (RS), Sub-16: Esther Zilli Ramazzotte (PR) e Samuel Monteiro Ramazzotte (PR), Sub-18: Rafaela Alves dos Santos (SC) e Ian Telek de Albuquerque (RJ).
Segundo o presidente da Confederação Brasileiro de Xadrez (CBX), Máximo Igor Macedo, os dois eventos mostraram o crescimento da modalidade no país. “O avanço e a massificação do xadrez de base no Brasil são sem precedentes na história da modalidade. Os resultados do FENAC e FENAJ 2025 evidenciam que o movimento é real, abrangente e eficaz. Todos os estados brasileiros hoje têm atividade intensa, com projetos sólidos e uma visão clara de crescimento e de aprimoramento técnico”, comentou.
O dirigente parabenizou as duas federações e adiantou as sedes para as edições do próximo ano. “Parabenizo a Federação Piauiense de Xadrez e a Federação Catarinense de Xadrez pela condução exemplar das competições e quero antecipar que já temos as próximas sedes confirmadas: em 2026, o FENAC será realizado em Recife (PE) e o FENAJ em Teresina (PI), pois estamos construindo o futuro do xadrez brasileiro com planejamento, inclusão e excelência”, revelou Igor que agradeceu a todos os atletas, familiares, treinadores e federações que fizeram dos festivais um verdadeiro marco para o xadrez nacional.