O mercado esportivo mundial atingiu um faturamento de US$ 170 bilhões em 2024, segundo um estudo que envolveu 500 entidades globais. Esse aumento de 7% em relação ao ano anterior é atribuído a eventos de grande porte como os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Paris e a Eurocopa, que contribuíram com US$ 3,8 bilhões e US$ 2,5 bilhões, respectivamente.
A NFL se destacou neste cenário, liderando o ranking e respondendo por 8% da receita global do setor. As 20 principais propriedades esportivas, agora representando 44% do total arrecadado, ganharam ainda mais força comparado aos 35% de há uma década.
Entre os destaques, 19 das principais entidades registraram crescimento anual, com exceção do Hong Kong Jockey Club. Ademais, 13 delas superaram o crescimento médio do mercado. As receitas do TOP-20 foram majoritariamente provenientes de patrocínios e mídia, marcando 70%, em contraste com 61% das outras entidades.
O estudo projeta que, com o aumento da audiência e maior engajamento do público, o setor poderá alcançar US$ 260 bilhões até 2033, impulsionado por experiências mais personalizadas e relações diretas entre marcas e fãs.
*Com informações do The Champs