Em 25 de abril, data em que nasceu Johan Cruyff, o mundo do futebol celebra não apenas um dos maiores jogadores de todos os tempos, mas também o legado duradouro que ele deixou dentro e fora dos campos.
Reconhecido por revolucionar o futebol com inteligência, criatividade e espírito coletivo, Cruyff também acreditava no esporte como ferramenta de transformação social. Seu impacto ultrapassou fronteiras e hoje se manifesta em projetos que levam seu nome e filosofia a crianças e jovens ao redor do mundo.
No Brasil, esse legado é colocado em prática por meio do Cruyff Court, uma iniciativa global da Johan Cruyff Foundation promovida localmente pelo Instituto Plataforma Brasil (IPB). Mais do que um espaço para a prática esportiva, o Cruyff Court resgata a essência do futebol de rua — espontâneo e criativo — e possibilita trabalhar o esporte como um instrumento de inclusão, desenvolvimento humano e fortalecimento comunitário.
Inspirados pelas 14 Regras de Johan Cruyff, os Cruyff Courts e espaços esportivos seguem uma metodologia própria que valoriza o respeito, o trabalho em equipe, a responsabilidade e a autoestima. Em vez da lógica competitiva tradicional, as atividades priorizam o acolhimento e a aprendizagem, incentivando cada participante a desenvolver suas habilidades individuais.
Esse conhecimento, acumulado ao longo de mais de uma década de atuação em nosso país, também é compartilhado gratuitamente por meio da plataforma Campus Cruyff Court, que oferece conteúdos e formações para profissionais que utilizam o esporte como ferramenta de desenvolvimento social.
Atualmente, o projeto está presente em dez localidades distribuídas entre os municípios de São Paulo, Cabreúva, Itapecerica da Serra e Santos, alcançando semanalmente mais de 1.000 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Nesses espaços, o futebol se torna uma linguagem comum entre pessoas de diferentes origens, culturas, gêneros e religiões, promovendo a convivência e o aprendizado coletivo.
Além de beneficiar diretamente jovens de 7 a 17 anos, o Cruyff Court também envolve famílias e lideranças locais, contribuindo para mudanças de comportamento e fortalecimento dos vínculos comunitários. Desde 2023, a participação feminina tem ganhado destaque e alcançado a meta anual de 35% de meninas entre os participantes e, com apoio delas, lançou o Toolkit “Meninas no Cruyff Court: Bola nos pés!”, um material voltado para treinadores com diretrizes sobre como promover direitos iguais e fortalecer a presença feminina no futebol social.
Mais recentemente, o Instituto Plataforma Brasil lançou as Mini Histórias Cruyff Court, uma série de narrativas curtas que mostram o impacto concreto do projeto na vida de participantes, educadores e comunidades. Os relatos, emocionantes e inspiradores, reforçam como a metodologia Cruyff Court é capaz de transformar desafios em oportunidades e construir trajetórias de esperança por meio da prática esportiva.
A atuação do IPB ao lado da Cruyff Foundation reafirma a atualidade da visão de Johan Cruyff: o verdadeiro jogo acontece fora das quatro linhas. Como afirma Mauricio Teodoro, coordenador do projeto Cruyff Court SP, “projetos sociais não mudam a realidade das pessoas de forma direta, mas oferecem referenciais sólidos que estimulam o autoconhecimento, a autoestima e a autoconfiança”.
O projeto Cruyff Court SP – Futebol Social é apresentado pelo Governo Federal por meio do Ministério do Esporte via Lei de Incentivo ao Esporte com patrocínio do Itaú e da B3, e realizado no país pelo Instituto Plataforma Brasil desde 2010 em parceria com a Johan Cruyff Foundation.
Instituto Plataforma Brasil – IPB
O Instituto Plataforma Brasil é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, que empodera jovens agentes de mudança por meio de projetos educativos que usam a cultura e o esporte como ferramentas de transformação social. Em parceria com instituições internacionais, buscamos promover oportunidades de desenvolvimento que começam no indivíduo e se expandem para o coletivo — do Ego ao Eco.
Preparamos indivíduos para exercer sua cidadania de forma consciente e responsável, contribuindo para a construção de um mundo mais justo e solidário, no presente e no futuro.É representante oficial da Anne Frank House e parceiro da Johan Cruyff Foundation no Brasil.
Saiba mais sobre os projetos do IPB em https://ipbrasil.org/